Cabedelo encerra Semana do MEI e comemora sucesso do Programa Desenvolver

A Prefeitura de Cabedelo, por meio Programa Desenvolver Cabedelo (vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Portos – SEICOP) e em parceria com o Sebrae/PB e o BNB, realizou, nesta sexta-ira (20), a solenidade de encerramento da Semana do MEI, que desenvolveu atividades voltadas aos microempreendedores locais.

Ao longo da semana, o encontro ofereceu, de forma gratuita, oficinas, palestras, seminários e orientações técnicas aos MEI’s vinculados ao programa, bem como aos demais empreendedores que necessitem de capacitação e formação em gestão organizacional.

Capacitação obrigatória para beneficiários, elaboração de plano de negócio, precificação de serviços ou produtos e utilização das redes sociais digitais foram os temas desenvolvidos nas oficinas oferecidas durante a iniciativa.

“É uma satisfação imensa estarmos encerrando uma semana em que vimos tantas pessoas interessadas em participar dos workshops, afinal, qualificação é essencial para se obter resultados positivos em qualquer empreendimento. Aqueles que participaram mostraram interesse na qualificação e valorizaram o processo de aprendizagem. Desde a concepção do programa Desenvolver, Cabedelo vem crescendo e mostrando como se faz uma gestão que dá oportunidade de crescimento a todos, por meio do incentivo e da qualificação”, declarou o secretário da Indústria e Comércio, Fernando Sobrinho.

A Semana do MEI teve como objetivo principal  incentivar a formalização dos microempreendedores locais e melhorar seus negócios com orientação sobre gestão, inovação, finanças e benefícios. As atividades reuniram em torno de 40 MEI’s durante a semana.

A programação de encerramento da Semana foi marcada pela apresentação dos projetos “Cabedelo Tem”, “Cabedelo Tec” e “Casos de Sucesso”, todos iniciativas da SEICOP em parceria com o Desenvolver Cabedelo. Também foram  entregues os manuais de identidade visual oriundo do Cabedelo Tec. Além disso,  realizada a entrega dos cheques aos empreendedores da turma de maio, que beneficiou mais 29 MEI’s, com um investimento de R$ 203,900,00.

Ações e projetos – Com a concessão dos empréstimos do mês de maio, o Desenvolver Cabedelo atingiu o montante superior a 3,5 milhões injetados na economia local, beneficiando 1147 MEI’s. Criado em 2015, o programa vem investindo no incentivo aos microempresários, na orientação, na  qualificação e, também, na elaboração de inovações para o desenvolvimento.

Entre as novas ideias, o Desenvolver lançou 3 projetos que visam incrementar a identidade e a visibilidade dos microempreendedores. O primeiro deles é o projeto “Cabedelo Mídia Tec”, que tem como objetivo criar, de maneira gratuita, a identidade visual corporativa, ou seja, logomarca e logotipo dos pequenos negócios de Cabedelo. Além disso, consiste em produzir vídeo teaser  e panfletagem digital

O segundo, denominado “Cabedelo Tem” objetiva apresentar de maneira divertida, por meio de influencer digital da cidade de Cabedelo, os empreendimentos do município, sejam eles do ramo de comércio ou serviço.

Por fim, o projeto “Cases de Sucesso – Desenvolver Cabedelo”, que visa divulgar à população de Cabedelo vídeos institucionais das empresas apoiadas pelo Programa Desenvolver Cabedelo que obtiveram sucesso na sua trajetória empresarial.

“Os empreendedores locais mostram uma vontade genuína em adquirir conhecimento e informação, assim como o desejo de crescer e avançar em seus empreendimentos. O Desenvolver é um programa que responde a esses anseios, seja através do investimento, seja através de outros apoios, e isso faz total diferença na economia do município. Cabedelo tem um olhar diferenciado para o microempreendedor e a tendência é continuarmos avançando nesse setor”, acentuou Sobrinho.