Cabedelo abre inscrições para projetos culturais e criativos nas áreas de audiovisuais e cultura popular

Foto: Arquivo.

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Cultura (Secult), lançou os editais 008/2023 e 009/2023 da Lei Paulo Gustavo em Cabedelo. As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição que está disponível online nos canais oficiais da PMC e da Secult.

Os interessados têm até o dia 16 de outubro para se inscreverem. Estão sendo disponibilizadas 72 vagas diretas para aprovação de propostas ou projetos Audiovisuais, de Cultura Popular e da Indústria Criativa de Cabedelo, sendo 28 vagas no edital 008/2023 e 44 vagas no edital 009/2023.

O edital nº 008/2023 de apoio e fomento o Audiovisual tem por finalidade reconhecer e aprovar projetos ou propostas, ligados ao setor audiovisual, contemplando produções que promovam a difusão e fortalecimento do setor local em suas várias formas de linguagem e produção, bem como o apoio a salas de cinema e a realização de festival e mostras de cinema.

Serão selecionados 29 projetos ou propostas de Produções audiovisuais, salas de cinema, mostras e festivais. As propostas ou projetos serão divididos nas categorias Curtas Metragens Ficção ou Animação, Documentários, Videoclipes, Smartvídeos (minidocumentários), Salas de cinema ou cinemas ruas e itinerantes e Mostras e Festivais de produções de audiovisuais.

O valor destinado para esse Edital é de R$ 379.999,68 (trezentos e setenta e nove mil, novecentos e noventa e nove reais e sessenta e oito centavos) e serão executados por meio de repasses financeiros provenientes da dotação consignada no orçamento vigente

Já o nº 009/2023, de apoio e fomento à Cultura Popular e à Indústria Criativa de Cabedelo tem por finalidade reconhecer e aprovar projetos ou propostas, ligados à cadeia produtiva da Cultura Popular e Indústria Criativa de Cabedelo, contemplando produções que promovam a difusão e fortalecimento do setor local em suas várias formas de linguagem e produção.

Serão selecionados 44 projetos ou propostas, divididas nas categorias Grupos de Cultura Popular, Capoeira, Quadrilhas Juninas, Coletivos de Artesanato, Mestre Artesão, Produções de Vivências Criativas, Terreiros e Grupos Musicais.

O valor destinado para esse Edital é de R$ 175.733,40 (Cento e setenta e cinco mil, setecentos e trinta e três reais e quarenta centavos) e serão executados por meio de repasses financeiros provenientes da dotação consignada no orçamento vigente.