Cabaceiras acata decisão judicial e faz Festa do Bode Rei sem animais nas competições

A Prefeitura de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, divulgou uma nota nesta quinta-feira (1) informando que respeita e acata a decisão da justiça que proibiu a realização de competições com animais na Festa do Bode Rei 2023. A nota afirma que a prefeitura sempre prezou pelo cuidado e respeito aos animais, principalmente o Bode, que é o símbolo de resistência e força do povo caririzeiro.

A prefeitura também reitera o seu compromisso em promover o município, a cadeia produtiva e os potenciais da região, destacando que a Festa do Bode Rei é um dos maiores festivais de caprinos e ovinos do Brasil, que gera emprego e renda para as famílias locais e valoriza a cultura caririzeira.

A nota diz ainda que as competições acontecerão de forma diferente, sem a presença de animais, e adaptadas para aprimorar o que já é tão bom no evento.

Veja nota

Hoje recebemos uma notícia que precisamos analisar com muito cuidado. Em 24 anos de Festa do Bode Rei, sempre prezamos pelo cuidado e respeito aos animais, principalmente o Bode, já que ele é o símbolo de resistência e força do povo caririzeiro. Uma das principais bandeiras que levantamos, não só durante a Festa do Bode Rei, é a proteção, cuidado e respeito com os nossos animais.

A Festa do Bode Rei é conhecida nacionalmente pelo empoderamento do nosso povo, pelo o simbolismo cultural que ela agrega e pelo respeito a nossa cadeia produtiva. Durante os 03 dias o nosso festival gera emprego e renda para famílias, gera uma diversidade de oportunidades, felicidade para quem participa e alegria pra nossa gente em receber uma diversidade de turistas que nos visitam.

Nós entendemos e respeitamos todas as decisões que são tomadas e reiteramos nosso compromisso em adotar medidas que protejam nossos animais e que promovam o nosso município, nossa cadeia produtiva e nossos potenciais. Nós reiteramos nosso cuidado e respeito com os animais, principalmente o Bode, nosso símbolo de resistência e fortalecimento de um povo guerreiro.

As competições acontecem de uma forma diferente, estão sendo realizadas sem a presença de animais e adaptadas para aprimorar o que já é tão bom em nosso evento. Nossa festa é importante, especial e referência para o nosso povo.

Atenciosamente, organização do Bode Rei.