O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística será oficialmente aberto nesta terça-feira (17) em João Pessoa, marcando a primeira competição nacional que reunirá as medalhistas olímpicas após os Jogos de Paris 2024. O evento começou no último domingo (15) com as disputas da categoria infantil, mas as competições profissionais estão programadas para a partir da quinta-feira (19).
A expectativa é alta, com a modalidade em ascensão no Brasil. A Confederação Brasileira de Ginástica informou que os ingressos gratuitos para os últimos três dias de competição esgotaram em apenas uma hora, estabelecendo um tempo recorde. Ao todo, serão disponibilizados 3 mil ingressos por dia para acompanhar os treinos, a classificatória e as finais da categoria adulta.
A finais da categoria adulto terão transmissão transmissão do sportv no sábado e no domingo. É a volta de Rebeca Andrade e as demais medalhistas olímpicas às competições.
Na última segunda-feira (16), os atletas infantis participaram dos treinamentos. Já a categoria adulta começará suas atividades na quarta-feira (18), com o treino livre. Entre os destaques, estão confirmadas as presenças da maior medalhista olímpica do Brasil, Rebeca Andrade, além de Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Júlia Soares. Arthur Nory, bronze nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, também estará competindo.
Cada atleta representará seus clubes. Cheio de campeão mundial e olímpico”, disse Henrique Motta.
A competição classificatória da ginástica artística masculina acontecerá na quinta-feira (20), a partir das 13h, enquanto a feminina está marcada para sexta-feira (21), às 8h. Diferente do Troféu Brasil, que foi disputado por aparelhos, o Campeonato Brasileiro contará com provas por equipes, individual geral e disputas por aparelhos. Um total de 90 atletas, representando 13 clubes, estará em ação.
Do GE