Brasileirão 2023: saiba onde assistir as transmissões do campeonato

Grupo Globo segue com o domínio quase absoluto da competição

O Brasileirão 2023 começa neste fim de semana e traz algumas novidades no campo das transmissões. O Grupo Globo segue com o domínio quase absoluto da competição. A exceção fica com os jogos do Athletico Paranaense como mandante em plataformas pagas.

Nessas partidas, a CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel no YouTube e na Twitch, terá os direitos de exibir mediante cobrança de um valor praticamente simbólico.

A coluna preparou um guia especial para o torcedor dos 20 clubes da Série A do Brasileirão 2023 ficar por dentro de como serão as transmissões na TV Globo, sportv, Premiere, CazéTV e Rede Furacão.

Confira abaixo os principais tópicos:

TV aberta: mesmas regras, mas uma Globo diferente

O Brasileirão 2023 seguirá com a Globo na TV aberta. A emissora tem os direitos de exibição de até três jogos por rodada, mas não utiliza o máximo dessa cota sempre na famosa divisão de praças, que é quando o canal transmite partidas diferentes em algumas regiões do país.

As transmissões seguirão nas tardes de domingo, sempre às 16h, e nas noites de quarta-feira quando houver rodada de meio de semana, sempre às 21h30. A Globo possui contrato de TV aberta com todos os 20 clubes da Série A.

Se a regra esse ano segue a mesma, a TV Globo chegará modificada após as mudanças e cortes recentes. Com a saída de Cleber Machado depois de 35 anos na emissora, Luis Roberto agora faz os jogos gerados em São Paulo.

Luis Roberto já vai narrar Corinthians x Cruzeiro na primeira rodada, neste domingo (16), às 16h (horário de Brasília), enquanto Gustavo Villani fará Flamengo x Coritiba.

TV paga: sportv terá jogos em 4K no Brasileirão 2023

Uma novidade importante deste Campeonato Brasileiro na TV por assinatura é a transmissão de um jogo por rodada com a resolução 4K, tecnologia que o assinante do sportv já teve a oportunidade de conferir na Copa do Mundo de 2022. A Globo vai gerar a primeira partida desta maneira hoje com Atlético-MG x Vasco.

É preciso ter o canal sportv4K em seu plano e um decodificador com essa tecnologia disponível na operadora de TV, além de um aparelho televisor também dotado desta resolução, para ver os jogos em uma resolução melhor.

Fora isso, o sportv segue com o mesmo formato do Brasileirão passado, com a transmissão de dois jogos por rodada, sem o chamado “bloqueio de praça”, ou seja, os jogos estarão disponíveis também nos estados em que são realizados.

Os horários do sportv ficam entre noites de sábados, domingos e segundas-feiras, alternando combinações de dois desses três dias a cada rodada de fim de semana, e quartas e quintas quando há rodadas no meio da semana.

O canal pago não possui os direitos do Athletico Paranaense, então não transmite os jogos do Furacão como mandante, mas pode exibir normalmente o time na condição de visitante, pois é detentor dos outros 19 clubes da Série A que jogam contra a equipe rubro-negra.

PPV: Premiere só não tem jogos do Athletico em casa

O assinante do Premiere, que hoje custa a partir de R$ 29,90 mensais em promoções atreladas à permanência por um ano no PPV (pay-per-view), terá acesso a todos os jogos da Série A, exceto aqueles que tiverem o Athletico Paranaense como mandante, já que o Furacão também não possui contrato por essa mídia com a Globo. Os demais 19 clubes assinaram com o Premiere e podem ter suas partidas transmitidas em casa.

O Premiere, como tem sido nos últimos anos, terá muitas vezes a prioridade sobre clássicos como Palmeiras x Corinthians, jogos do Flamengo e outros grandes eventos do Brasileirão. O PPV pode ser assinado em operadoras de TV paga, mas também por meio de streaming dentro do Globoplay ou do Amazon Prime Video. Consulte as condições de cada serviço antes de fechar o pacote.

Vale lembrar que a Globo renovou contrato de PPV com a Série B, e todos os 380 jogos da segunda divisão nacional estarão disponíveis no mesmo plano assinado para a Série A no Premiere.

Série B muda na TV aberta, mas segue no sportv e Premiere

Para o torcedor que gosta de acompanhar também a Série B do Brasileirão, há uma mudança importante na TV aberta este ano. A Globo deixou as transmissões e foi substituída pela Band, que terá direito a quatro jogos por rodada na competição.

Duas dessas partidas serão nacionais, ou seja, com exibição para todo o Brasil, normalmente aos domingos às 15h30 e 18h (horário de Brasília), mas com algumas exceções de acordo com a necessidade da grade. Os outros dois jogos, geralmente nas tardes de sábado, serão regionalizados.

O sportv segue com os direitos de TV por assinatura e vai transmitir seis partidas por rodada na Série B. O Premiere continua sendo o PPV do torneio e terá 100% dos jogos. Do UOL.