Brasil atinge 360 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas

No país, 91,9% dos brasileiros acima de 12 anos estão com a primeira dose e 85,6% do mesmo público tem o esquema vacinal completo

O Brasil chegou, na quinta-feira (3), a mais um marco na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Ao todo, foram aplicadas mais de 360 milhões de doses de vacinas em todo o país. Com isso, a cobertura vacinal contra a doença no país está em 91,9% dos brasileiros acima de 12 anos com a primeira dose e 85,6% do mesmo público com o esquema vacinal completo. Além disso, essa semana, o número de doses de reforço aplicadas passou dos 40 milhões.

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde divulgou um levantamento apontando o número de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose e a dose de reforço. Atualmente, 21,5 milhões de brasileiros estão prontos para receber a segunda dose, mas ainda não retornaram ao posto para completar o esquema vacinal. Entre os estados que apresentam o maior número de pessoas nesta situação estão São Paulo, com 4,5 milhões; Minas Gerais, 2,6 milhões; Paraná, 1,5 milhão; e Rio de Janeiro, 1,5 milhão.

Com quase 152,5 milhões de brasileiros com o esquema completo, 21 milhões já podem reforçar a imunização em fevereiro. Uma das prioridades na etapa da Campanha da Vacinação que reforça a imunidade dos brasileiros contra a Covid-19, a dose de reforço chegou para mais de 60% da população acima de 60 anos, o que corresponde a 18 milhões de brasileiros. O reforço pode ser aplicado quatro meses após a segunda dose do imunizante, e entre 2 e 6 meses para quem tomou a Janssen.

Ao todo, o Governo Federal distribuiu mais de 407 milhões de doses de vacina Covid-19 a todos os estados e o Distrito Federal.