Botafogo-PB vai fazer primeiro jogo contra clube carioca na história da Série C

Belo e Voltaço só se enfrentaram uma vez na história dos clubes, há quase 45 anos, pelo Torneio José Américo de Almeida Filho, e saíram de campo com o placar empatado

(Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB)

Quando subir ao gramado do Almeidão para enfrentar o Volta Redonda, na tarde deste domingo, o Botafogo-PB vai medir força pela primeira vez contra um time carioca na Série C do Brasileiro. Desde passou a disputar a Terceirona, mesmo que em seu antigo formato, em 1988, o Belo já enfrentou equipes do Sudeste, mas nunca nenhum representante do Rio de Janeiro.

No radar do Alvinegro da Estrela passaram times de todos os estados nordestinos, alguns do Norte do país, outros do Centro-Oeste e também equipes da região sudestina, mais restritos aos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Contra o Voltaço, clube contra quem a equipe da Maravilha do Contorno só enfrentou uma vez, os comandados de Gerson Gusmão vão em busca da oportunidade de conquistar a liderança da competição e deixar uma impressão positiva no duelo entre paraibanos e cariocas na terceira divisão.

Além disso, o Botafogo-PB busca também afastar o fantasma dos maus resultados contra times do Sudeste. Isso porque, quando enfrentou Boa Esporte, Botafogo-SP, Ituano e Santo André, os jogos eram para lá de decisivos, valendo acessos à Série B do Brasileiro, e, mesmo se portando bem nos jogos, os paraibanos não conseguiram o objetivo final. De oito confrontos, no geral, o Belo só conquistou duas vitórias, perdeu em quatro jogos e empatou em outros dois, acumulando um aproveitamento de apenas 33,33% e também alguns traumas de ascensões que estiveram perto demais do clube alcançar.

Ao todo, são 54 adversários enfrentados pelo Belo nesta competição. Outra curiosidade é que o clube paraibano também nunca enfrentou adversários do Sul do país nesta disputa.

Do ge.globo/PB