Botafogo-PB tem que reverter retrospecto para escapar da degola na Série C

Com apenas um ponto a mais que o primeiro time na zona de rebaixamento e dois acima do lanterna, agora não há para onde correr. A briga do Botafogo-PB na Série C de 2017 é para não cair.

A sexta derrota em sequência na competição veio no último sábado (05), para o Salgueiro-PE, fora de casa. O sinal de alerta, que já estava ligado no amarelo, agora é vermelho.

Se o momento atual não é bom, não é se apegando ao retrospecto na reta final da fase de grupos da terceira divisão que vai fazer o otimismo voltar ao torcedor botafoguense.

Nas três últimas edições do campeonato, o Belo tem um histórico ruim nas rodadas finais, quando perde o fôlego e deixa escapar pontos importantes.

Em 2014, quando voltou à Série C, o time da estrela vermelha precisava de dois pontos nas últimas três rodadas para se classificar, e com dois jogos a disputar no Almeidão. Conseguiu apenas um e viu a vaga escorregar por suas mãos. Neste ano, o primeiro rebaixado, o Treze, somou 19 pontos. O Águia-PA, oitavo colocado, terminou com 20 pontos ganhos, seis a mais que a atual pontuação botafoguense.

No ano seguinte o Botafogo-PB, assim como neste ano, passou por um período conturbado e trocou de treinador duas vezes. Marcelo Vilar deu lugar à Roberto Fonseca, que pouco durou e foi substituído por Ramiro Sousa, que deixou o time na sexta colocação, oito pontos abaixo do G4 e oito acima da zona de rebaixamento, que teve o Águia-PA na nona colocação, com 15 pontos. O primeiro clube acima da zona da degola foi o Salgueiro-PE, que acumulou 19 pontos na fase.

Ano passado, quando teve sua melhor reta final nas últimas três edições da Série C, o Belo conseguiu avançar até o mata-mata, mas nos dois últimos jogos do Grupo A e nas duas partidas das quartas de final sequer conseguiu balançar as redes dos adversários, o que resultou na eliminação traumática para o Boa Esporte-MG com um gol sofrido aos 50 minutos do segundo tempo do jogo de volta. Em 2016, o América-RN foi rebaixado com 20 pontos. Com 21, o Salgueiro-PE assegurou sua permanência para atual temporada do certame nacional.

Confira o desempenho botafoguense nas últimas cinco rodadas na Série C de 2014, 2015 e 2016:

– 2014 (terminou na sexta colocação com 25 pontos):

4 pontos somados:
Botafogo-PB 0 x 1 Paysandu-PA
Cuiabá-MT 0 x 1 Botafogo-PB
Botafogo-PB 1 x 2 ASA-AL
Botafogo-PB 0 x 0 Fortaleza
Águia-PA 2 x 1 Botafogo-PB

* Águia-PA salvo com 20 pontos e o Treze caiu com 19. CRAC-GO foi o lanterna com 1

– 2015 (terminou na sexta colocação com 23 pontos):

4 pontos somados:
Botafogo-PB 1 x 2 Águia-PA
Icasa-CE 1 x 4 Botafogo-PB
Botafogo-PB 1 x 2 Vila Nova-GO
Botafogo-PB 2 x 2 Fortaleza
América-RN 4 x 1 Botafogo-PB

* Salgueiro-PE salvo com 19 pontos e o Águia-PA foi rebaixado com 15. Icasa-CE foi lanterna com 7

– 2016 (terminou na terceira colocação com 28 pontos e foi eliminado pelo Boa Esporte-MG nas quartas de final):

6 pontos somados:
River-PI 2 x 2 Botafogo-PB
Botafogo-PB 1 x 2 América-RN
Botafogo-PB 2 x 1 Confiança-SE
ASA-AL 0 x 0 Botafogo-PB
Botafogo-PB 0 x 0 Fortaleza
– Quartas de final:
Botafogo-PB 0 x 0 Boa Esporte-MG
Boa Esporte-MG 1 x 0 Botafogo-PB

* Salgueiro-PE salvo com 21 pontos e o América-RN foi rebaixado com 20. River-PI foi o lanterna com 13

Para tentar mudar esse panorama e escapar do rebaixamento sem sustos, o Belo inicia sua caminhada nas últimas cinco rodadas de 2017 enfrentando o Moto Club-MA, no domingo (13), às 16h, no estádio Almeidão. As atividades de preparação já se iniciam nesta segunda-feira (07).

Os outros adversários serão Remo-PA, Confiança-SE, ASA-AL e Sampaio Corrêa-MA.

Do Voz da Torcida