Faltou muito pouco para o Botafogo-PB conseguir a primeira vitória fora de casa na Série C do Campeonato Brasileiro. O Belo levou um gol nos acréscimos, de pênalti, e viu o ABC arrancar o empate em 1 a 1 na tarde deste domingo (7), no Frasqueirão, em Natal. O gol de Nando, no entanto, acabou premiando a insistência do time potiguar, que sempre buscou mais o gol. Já o time paraibano marcou primeiro, com o estreante David Luiz, que havia entrado no lugar de Jéfferson Recife.
Apesar do gosto amargo, o empate acabou sendo melhor para os paraibanos. Isso porque o time de Itamar Schülle segue no G-4, enquanto o ABC saiu dele depois que o ASA venceu o Salgueiro, fora de casa, por 1 a 0.
Depois de dois jogos fora de casa, o Botafogo-PB voltará a jogar em João Pessoa na próxima rodada. No sábado próximo (13), o Belo receberá o Remo, às 18h, no Almeidão. Será mais um confronto direto contra um time da zona de classificação. Já o ABC vai até Aracaju para enfrentar o Confiança.
Jogo equilibrado na primeira etapa
Separados por apenas um ponto, ABC e Botafogo-PB sabiam que a partida deste domingo era decisiva. Um verdadeiro jogo de seis pontos. O Belo começou a rodada na frente, mas o time potiguar tinha a vantagem de jogar em casa. O resultado disso foi um jogo terrivelmente estudado de lado a lado. Ninguém queria se expor muito, e o equilíbrio deu a tônica nos primeiros 45 minutos.
É bem verdade que o ABC começou melhor e teve as chances mais claras no início da partida. Aos 3, Echeverria cruzou e Tiago Sala desperdiçou; no minuto seguinte, Marrone encontrou Nando, que chutou prensado pela defesa e viu Michel Alves defender sem problemas.
A primeira chegada do Botafogo-PB só aconteceu aos 14 minutos, num chute sem muito perigo de Val. Fora isso, o time paraibano assumiu a postura de controlar o adversário no meio-campo, deixando o jogo truncado – até porque Lúcio Flávio, o principal articulador do ABC, não estava em suas melhores jornadas. As duas equipes se revezaram em chutes a gol, mas sem muito perigo, o que definiu o placar em branco da primeira etapa.
Gol de estreante e artilheiro quebrando o jejum
As emoções mesmo estavam guardadas para a segunda etapa. É bem verdade que o ritmo não mudou muito nos minutos iniciais. Era o ABC tentando achar uma brecha e o Botafogo-PB esperando por um contra-ataque que poderia lhe dar a vitória.
Aos 18 minutos, Michel Alves fez grande defesa numa tentativa por cobertura de Nando. Três minutos depois, veio a resposta: Rodrigo Silva, de cabeça, acertou a trave do abecedista.
Finalmente, aos 25, saiu o gol que estava amadurecendo. Marcinho fez grande jogada e cruzou na medida para o estreante David Luiz – que havia entrado no lugar de Jéfferson Recife, seis minutos antes – mandar para as redes. Era o gol que dava a liderança de momento para o Botafogo-PB no Grupo A da Série C.
Prevendo a pressão do ABC, o técnico Itamar Schülle tirou o atacante Carlinhos para colocar em campo o zagueiro André Paulino. A substituição chamou ainda mais o adversário. Até que aos 45 minutos, Plínio levantou demais o pé dentro da área e o juiz Jean Pierre Gonçalves marcou o pênalti, para revolta dos botafoguenses.
Nando foi para a cobrança e, aos 46, deixou tudo igual. O detalhe é que foi o primeiro gol do artilheiro nessa Série C. As informações são do Globoesporte.