Botafogo-PB perde invencibilidade em casa e cai para a terceira posição na Série C

Não será nesta rodada que o Botafogo-PB reassumirá a liderança do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (27), o Belo foi derrotado em pleno Almeidão por 2 a 1 pelo América-RN e, de quebra, perdeu os 100% de aproveitamento dentro de casa.

Veloz e habilidoso, o estreante Jussimar marcou os dois gols da vitória do Mecão e foi o grande algoz do Belo. Curiosamente, ele estava na final do Campeonato Paraibano quando o Campinense venceu o Botafogo-PB no Almeidão. Danielzinho, de cabeça, marcou o gol único do time paraibano, que esboçou uma reação mas não teve forças para buscar o empate.

O resultado, inesperado para muitos, colocou o América-RN na briga por uma das vagas à próxima fase da competição, já que deixa o time potiguar com 19 pontos, na 6ª posição, quatro a menos que o ASA, último dentro do G4 e que o próprio Botafogo-PB, que, além de perder a chance de reassumir a liderança, perdeu a 2ª posição para o Fortaleza, que venceu, e pode perder a 3ª colocação caso o ASA empate ou derrote o Cuiabá.

Estreante brilha e Mecão surpreende

Quem esperava outra vitória do Botafogo-PB diante dos seus torcedores se deu mal. Com uma proposta de jogo muito clara – defesa forte e saída rápida nos contragolpes – o América-RN conseguiu se defender bem e, assim, ser pouco ameaçada pelo time pessoense, e em um contra-ataque inteligente, abriu o placar aos 38 minutos da etapa inicial, com Jussimar.

O meia recebeu ótimo passe de Romário, que construiu toda a jogada, e só teve o trabalho de chutar rasteiro para colocar o time potiguar em vantagem. Rodrigo Silva, no final da primeira etapa, teve a melhor chance do Belo, mas bateu fraco e facilitou o trabalho do goleiro Ricardo.

No segundo tempo, o panorama foi bem semelhante ao do primeiro, mas com uma pitada a mais de emoção. Em uma jogada confusa dentro da área brilhou novamente a estrela do estreante Jussimar. O meia foi esperto para se antecipar e chutar rasteiro para aumentar a vantagem americana aos 14 minutos. Dois minutos depois, o mesmo Jussimar ficou perto de marcar um hat-trick ao cobrar escanteio com muito veneno e quase surpreender o goleiro Michel Alves.

Aos 30 minutos, quando a torcida do Belo já esboçava algumas vaias ao time, Danielzinho aproveitou cruzamento para cabecear e diminuir o prejuízo. O gol de novo ânimo ao América e, consequentemente, mais emoção à partida, que já parecia ganha. Por um gol para evitar, ao menos, a derrotar, o Belo foi para o abafa e deixou o Mecão acuado.

No entanto, o time potiguar soube se defender, aguentou a pressão do adversário e segurou a importantíssima vitória fora de casa que coloca o time de novo na briga pela classificação à fase final da Terceirona.

Próximos jogos

Na 16ª rodada, a antepenúltima da fase inicial da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB tem outro confronto em casa, desta vez diante do vice-lanterna do grupo, o Confiança, no próximo domingo (4), às 16h. Antes, o Belo vai encarar o Palmeiras na arena do time Alviverde na quarta-feira (31), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O América, por sua vez, receberá o Cuiabá em casa, também no domingo que vem, às 16h.