Botafogo-PB goleia, avança na Copa do Brasil e embolsa prêmio milionário

Botafogo-PB goleia, avança na Copa do Brasil e embolsa prêmio milionário
Jogadores do Belo comemoram - Foto: Reprodução

O Botafogo-PB é mais um classificado na Copa do Brasil 2025. Na noite desta terça-feira (11), no Almeidão, em João Pessoa, o Belo fez valer o fator casa e garantiu classificação à 3ª fase após golear o Concórdia-Se, sem muitas dificuldades, por 4 a 0: gols de Gama, Guilherme Santos, Gustavo Ramos e Henrique Dourado; premiação foi de mais de R$ 2,3 milhões.

Com a classificação assegurada, o Botafogo-PB espera sorteio para confirmar o próximo adversário na competição nacional, enquanto o Galo do Oeste fica sem calendário para a sequência da atual temporada, retornando às atividades em 2026.

Antes, os botafoguenses encaram o Treze neste sábado (15), às 16h30, pela partida de volta das semifinais do Campeonato Paraibano, no Almeidão. No confronto de ida, no Amigão, o Belo vencer por 2 a 1.

O jogo

A partida começou truncada e sem muita movimentação ofensiva das duas partes, com o Botafogo tentando se impor sobre o Concórdia apoiado pela torcida, mas pouco assustou. Usando o contra-ataque como arma, o Galo do Oeste também não levou perigo, porém a primeira boa chance foi do Belo: Erick cruzou pela direita, a bola desviou no trajeto e Rodrigo Alves cabeceou para defesa segura de Alexandre Villa.

Apesar da marcação sólida dos catarinenses, os paraibanos começaram a encontrar espaços para atacar, no entanto pecaram no último terço. Numa das investidas, Gama soltou uma bomba de longe e acertou o ângulo para abrir o placar. Pouco depois, a vantagem botafoguense foi ampliada quando Guilherme Santos cobrou falta de longa distância e também fez uma pintura no Almeidão, deixando o clima mais leve antes do intervalo; ainda teve tempo de Gama tentar novamente e acertar o travessão após desvio na defesa.

Vitória vira goleada

Na volta para etapa final, o Botafogo ganhou duas novidades, enquanto o Concórdia foi mantido: Evandro e Riquelmo substituíram os preservados Sidcley e Gustavo Ramos, respectivamente.

As mudanças não mudaram o ímpeto botafoguense, pois Rodrigo Alves fez jogada individual pela esquerda, puxou para o meio e bateu firme, fazendo o terceiro gol. Pouco depois, a equipe criou a chance do quarto: Evandro cruzou pela esquerda e Henrique Dourado tentou de voleio, contudo sem direção.

De tanto insistir, o Belo conseguiu balançar as redes por mais uma vez: Evandro fez novo cruzamento na pequena área e, agora, Henrique Dourado subiu para cabecear sem marcação perto e estufou o barbante.

Sem criatividade mesmo depois de todas as alterações realizadas, os tricolores sequer levaram perigo em direção à meta alvinegra; os paraibanos optaram por dar ritmo a alguns jogadores e consolidaram a goleada até o apito final.