Bombando: fotógrafo e diretor paraibano assina clipes de cantores irlandeses

Natural de Patos, no Sertão da Paraíba, Helton saiu do país para estudar inglês e se destacou como fotógrafo e diretor de vídeos

O fotógrafo e filmmaker paraibano Helton Gomes (na foto ao lado da cantora Tomike), que atua na Europa dirigindo vídeos musicais, teve dois dos seus primeiros projetos lançados nessa sexta-feira (2), em Dublin, capital da Irlanda. Natural de Patos, no Sertão da Paraíba, Helton saiu do país para estudar inglês e se destacou como fotógrafo e diretor de vídeos, emplacando dois clipes, sendo um deles lançado este ano vindo a figurar na liderança da playlist ‘Rap IE’ no Spotify.

O termo filmmaker designa o trabalho do cineasta propriamente dito. É aquela pessoa que, literalmente, faz filmes. Ou seja, o profissional que faz cinema em sua forma mais tradicional: curtas, médias ou longas-metragens de ficção ou documentário; histórias com narrativas mais convencionais, semelhantes às que se encontram na grande indústria cinematográfica.

Na prática, o filmmaker não faz seu trabalho sozinho. Em geral, ele tem o papel de diretor do filme e cumpre sua parte dentro de uma equipe de filmagem que inclui, pelo menos, um produtor, um roteirista, um diretor de fotografia, um diretor de arte, um editor e uma pessoa responsável pelo som, além dos atores.

O trabalho de Helton Gomes que liderou a playlist é o da música ‘Questions’, da rapper irlandesa Celaviedmai (‘Feat. Nealo & Alan Mckee’) – clique aqui –, que ganhou destaque ao ser lançado em 2020 e, em pouco tempo, atingiu o topo da playlist no Spotify. Outro single que ganhou um clipe lançado nessa sexta-feira foi o ‘Whisper’, da cantora irlandesa de ‘R&B e New Soul’ Tomike (clique aqui).

“‘Whisper’, que em português significa sussurro, é uma música bem íntima, onde a artista revela seu desejo de ouvir o nome dela sendo sussurrado ao seu ouvido pelo boy magia. Tanto esse quanto ‘Questions’ foi uma experiência importante na minha trajetória por aqui, além de divertido de dirigir. Fui bem acolhido por eles”, declara Helton.

Ao sair do Brasil, o patoense tinha um desejo bem comum de muitos brasileiros: estudar um idioma. Porém, ao chegar em Dublin, oportunidades dentro de sua especialidade foram surgindo. “Ao longo dos últimos meses, venho trabalhando com artistas irlandeses em projetos musicais dos quais muito me orgulho. Como é bom fazer o que a gente ama, sair do meu país para estudar um idioma e conseguir emplacar na carreira que eu amo, é um sonho”, comemora Helton.

Ele continua mantendo residência na Irlanda, aproveitando as oportunidades. Recentemente, ingressou no ‘Curso de Filme e Mídia Criativa na DBS’, da Dublin Business School. No Brasil, o fotógrafo tem formação em Rádio e Tevê pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e acumula experiência profissional em publicidade, televisão, rádio e marketing.

Do Espaço PB