Bolsonaro nomeia último colocado da lista tríplice para reitor da UFPB

Durante o processo eleitoral, Valdiney se mostrou como defensor do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o professor Valdiney Veloso como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelos próximos quatro anos. Ato está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (5).

Valdiney Veloso disputou a consulta pública para definição da nova gestão da reitoria ao lado de Liana Filgueira Albuquerque. A chapa ficou em terceiro lugar, com 5,35% dos votos. Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega ficaram em primeiro, com 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes em segundo, com 46,21%.

Durante o processo eleitoral, Valdiney se mostrou como defensor do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação em relação às universidades federais e que tem objetivo de incentivar as instituições a captarem recursos privados.

Essa não é a primeira em que o presidente escolhe o reitor menos votado. Bolsonaro também nomeou o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo como reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).