Bolsonaro nomeia menos votado na lista tríplice como novo reitor da UFCG

Chapa formada por Vicemário Simões e Camilo Farias, atual reitor e vice, foi reeleita com 50,45% e 53,97% (em média ponderada) da comunidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou, em publicação no Diário Oficial da União (DOU), o professor Antônio Fernandes Filho, o terceiro colocado na lista tríplice, como novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A eleição para reitor aconteceu no dia 20 de novembro de 2020. Na ocasião, a chapa formada por Vicemário Simões e Camilo Farias, atual reitor e vice, foi reeleita com 50,45% e 53,97% (em média ponderada) da comunidade da UFCG.

Antônio Fernandes foi nomeado por Bolsonaro (Foto: Reprodução)

A decisão do presidente de não nomear o mais votado tem gerado repercussão no meio acadêmico, como no caso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde o último colocado também foi nomeado ao cargo.

Antônio Fernandes é formado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP).

Ele é professor associado da UFCG, nos cursos de Enfermagem e Medicina, e atua nas áreas de Bacteriologia Médica, Infecção hospitalar e biotecnologia. Atualmente, ele também exerce a função de diretor do Centro do Campus da UFCG no município de Cajazeiras, Sertão do Estado.