Bolsonaristas espalham fake news sobre produtos estragados para combater quarentena

Caso dos produtos mofados, de fato, aconteceu, porém na Malásia e não em decorrência do fechamento na quarentena

Perfis bolsonaristas começaram a espalhar nesta terça-feira (19) mais uma fake news que ataca as medidas de isolamento, necessárias para conter a propagação do coronavírus no Brasil.

As mensagens compartilham fotos de roupas, bolsas e sapatos com mofo, alegando que seria resultado de um shopping fechado e com o ar-condicionado durante a quarentena. Os perfis apontam o caso como evidencia de que o isolamento estariam trazendo prejuízos aos comerciantes. Alguns chegam a indicar localizações que variam de um shopping em Belém (Pará) a uma loja no interior de São Paulo.

Algumas fotos, porém, permitem ver etiquetas que mostram os preços marcados em ringgit malaio, moeda da Malásia. O caso dos produtos mofados, de fato, ocorreu no país asiático e não apenas por conta do fechamento na quarentena, mas também pela circulação de ar inadequada e o clima no local.

Alguns usuários apontaram para o caráter enganosa da mensagem e também registraram nos comentários o que seria a repetição da mesma fake news por diferentes perfis, indicando a ação de robôs bolsonaristas.

Da Revista Fórum