Biografia de Janis Joplin homenageia os 50 anos de morte da cantora

Livro entrega um retrato fiel da vida de Janis Joplin, sem tentar dourar a pílulas nos momentos sombrios da história da artista

Janis Joplin marcou a vida de milhares de amigos, músicos e fãs ao redor do mundo. A voz única da cantora e a forma como ela se entregava totalmente durante as apresentações também mudaram a história da música e do rock’n’roll.

Há 50 anos, o mundo dizia adeus à mulher mais influente de sua geração. Janis Joplin morreu no dia 4 de outubro de 1970, vítima de uma overdose de heroína. Para celebrar a vida da cantora, chega ao Brasil ‘Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música’, de Holly George-Warren, lançamento da Editora Seoman.

A biografia de Warren disseca toda a história de Janis Joplin, contando desde a infância da cantora, passando por uma adolescência difícil, as idas e vindas entre a faculdade no Texas e as tentativas com a música na Califórnia, a entrada no Big Brother and the Holding Company e a trajetória até tornar-se uma estrela internacional.

O livro entrega um retrato fiel da vida de Janis Joplin, sem tentar dourar a pílulas nos momentos sombrios da história da artista. O leitor acompanha os momentos de rebeldia da cantora, a sua relação intensa com o álcool e as drogas, as suas frustrações amorosas e a desaprovação familiar, mesmo quando Janis estava conquistando tudo o que havia sonhado.

Holly George-Warren também mostra detalhadamente toda a construção da carreira de Janis Joplin, um verdadeiro presente aos fãs. A biógrafa investiga as influências da cantora, as músicas que Janis cantou e gravou, além de descrever minuciosamente a forma como a artista se apresentava em cima do palco.

É tocante ver de forma explícita como, apesar de ser uma grande cantora, que conquistava fãs por onde passava, Janis intimamente se sentia insegura e carente de amor, precisando recorrer aos vícios para sentir alívio.

Ler a biografia de Janis Joplin também é uma experiência empoderadora, ao notar como a artista era livre de amarras e tão corajosa, brigando pelo que acreditava e vivendo da forma que queria, em uma época ainda tão conservadora. Viva Janis Joplin!

Do Terra