Bastante modificado, Botafogo-PB joga bem e vence o ABC no Almeidão

Com quatro mudanças no time titular, o Botafogo-PB enfrentou o ABC-RN pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro no estádio Almeidão, em João Pessoa. Com gols de Danielzinho e Warley, o Belo conquistou sua segunda vitória consecutiva na competição nacional, e subiu provisoriamente para a segunda colocação.

A partida, que inicialmente estava marcada para a manhã deste domingo, mas que por pedido da Justiça de RN foi alterada para às 16h, foi toda controlada pelo time botafoguense. Com João Paulo improvisado na lateral direita no lugar de Ângelo, Plínio de volta à zaga, Pedro Castro no meio e Danielzinho no ataque, o desempenho do Belo foi bem superior ao apresentado na vitória contra o Cuiabá e na derrota para o Campinense no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paraibano no último meio de semana.

Apesar da superioridade, o ABC foi quem criou primeiro. Já no segundo minuto de jogo, o Botafogo-PB levou um susto. Marrone estava na esquerda e lançou para Nando, que apareceu por trás da defesa, matou no peito e mandou a bomba de pé esquerdo, mas a bola passou por cima da meta defendida por Michel Alves.

Mas quem tratou de abrir logo o placar foi o time da casa. Marcinho cruzou da direita e Danielzinho desviou de cabeça no primeiro pau. A bola foi no cantinho direito do gol e só parou no fundo da rede do ABC.

O jogo ficou muito congestionado no meio campo, com o Botafogo-PB tendo um pouco mais de posse de bola, mas sem conseguir dar sequência as jogadas, e o Elefante buscava sempre Lúcio Flávio na armação, mas Djavan fazia boa marcação e não dava espaço para o principal armador do time alvinegro.

Novo perigo de gol aconteceu apenas aos 27 minutos, quando Marcinho cobrou escanteio da esquerda.  Marcelo Xavier subiu mais que todo mundo cabeceou a bola, que desviou na zaga potiguar, que quase marcou contra, mas o arqueiro Vaná conseguiu defender.

E só dava Belo. Atuando com novo esquema tático, o time controlava o jogo e conseguiu mais uma chance aos 35 minutos, quando Jefferson Recife recebeu na esquerda e bateu de primeira, cruzado, de perna esquerda. A bola passou raspando o ângulo direito da meta abcdista.

No fim do primeiro tempo, em uma belíssima triangulação pela direita, Pedro Castro, João Paulo e Danielzinho trocaram passes curtos, e o atacante cruzou para Muller, que apareceu na primeira trave, na pequena área, e chutou de primeira, mas a bola foi por cima do gol.

Segundo tempo

Depois do intervalo as duas equipes voltaram sem alterações, e apesar da partida ter começado às 16h, e não 11h, como estava marcada anteriormente, os times sentiram o desgaste e o ritmo diminuiu.

A primeira grande chance depois do intervalo surgiu de uma bola parada. Aos 26 minutos, Lúcio Flávio cobrou falta pela direita na cabeça de Gustavo Bastos, que escorou para o gol. A bola passou raspando a trave direita de Michel Alves, e quase o ABC empata.

Dois minutos mais tarde o Belo resolveu responder, e após cobrança de escanteio pela esquerda, Marcelo Xavier subiu sozinho para cabecear. A bola bateu no chão e passou por cima do travessão com muito perigo.

Melhor no jogo desde o início, o Botafogo-PB só garantiu a vitória aos 42 do segundo tempo. Carlinhos, que havia entrado no segundo tempo, deu ótima assistência para Warley, que invadiu a área e tocou por baixo do arqueiro Vaná para marcar o segundo gol do Belo.

A vitória colocou o Bota-PB provisoriamente na segunda colocação do Grupo A da Série C, com seis pontos. O próximo compromisso da equipe será no próximo sábado, quando enfrentará o Remo, em Belém. As informações são do Voz da Torcida.