Virgínia Fonseca é uma influenciadora digital de sucesso. Casada com Zé Felipe, filho do cantor sertanejo Leonardo, ela coleciona mais de 90 milhões de seguidores no Instagram, no TikTok e no Youtube.
Além de dividir sua vida nas redes sociais, ela é dona da linha de maquiagens “WePink“, lançada em setembro de 2021. Nas últimas semanas, o nome da influenciadora e da marca foram foco de muita polêmica entre fãs e haters. Teve lançamento de base com preço gringo, fãs decepcionados com o valor e reviews de outros influencers criticando o produto. Entenda, abaixo, a treta do momento envolvendo Virginia:
Lançamento da base
No dia 04 de março, Virgínia Fonseca lançou a primeira linha de bases da sua marca “WePink”. Alguns influenciadores que fazem reviews de cosméticos foram os primeiros a receber o produto, e quem conseguiu correu para o site para garantir o seu. Acontece que, ali, logo de cara, veio o baque inicial: a base custa R$ 199,90.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Q/x/28R8sKTLSk8cobYCVeDQ/base-we-pink.jpg)
Linha da base da WePink disponível para venda no site da marca por R$ 199,90 — Foto: Reprodução
Foram tantas as críticas ao valor que a influenciadora precisou se posicionar e reforçou as vantagens da base, com “qualidade de importado”.
“Se eu tenho condições de fazer isso, eu faço. Ou vocês acham que um produto importado é baratinho? Vou lançar produtos com qualidade de importados, sim, e segue o baile! Nossa base não é só make, é dermomake. A nossa base cuida da pele, esse é o diferencial”, escreveu.
O produto possui 15 cores disponíveis e, como ela mesma disse, promete ser maquiagem e skincare ao mesmo tempo, com fórmula composta com “vitamina E, ácido hialurônico, niacinamida e esqualano vegetal”. Pela descrição, a base líquida promove alta cobertura e é resistente à água.
Dentre a chuva de comentários nas redes sociais, internautas pontuaram que o valor se aproxima de produtos importados de marcas já consolidadas.
Por sua vez, a youtuber Karen Bachini, conhecida por fazer vídeos de beleza nas redes sociais, fez duras críticas ao lançamento. (Antes de continuar, a Karen é a influenciadora que, em novembro de 2022, foi criticada por romantizar pobreza, zombar de youtubers e humilhar funcionária. Entenda aqui).
“A embalagem não remete a luxo”, afirmou. Para provar que o preço é exorbitante, Karen postou um vídeo cujo o título é: “19 motivos para não comprar a base da Virgínia”. Ao som da música “Facilita aí”, do Zé Felipe (sim, o marido da Virgínia), ela faz a comparação do produto recém-lançado com outras 19 bases, nacionais e internacionais. Assista no vídeo acima.
“Eu achei uma proposta muito ousada ela desmerecer as bases nacionais e falar que a dela era melhor e internacional, ainda mais desapontada quando eu testei e esse é o resultado dela. […] Duração ela tem. Qualidade gringa? Aqui não, meu bem”, disse Karen.
Na mesma linha de Karen, outros influenciadores se posicionaram contra o preço, a textura, a consistência e dizendo que a “WePink” não entregou o que prometeu.
Na manhã desta sexta-feira (10), um dia após as críticas de Karen, Virgínia usou as redes para mostrar que sua base é sim à prova d’água. Ela passou o produto e depois jogou água no rosto para mostrar.