“O Carnaval do município de Conde foi considerado pelas forças policiais do Estado um dos mais tranquilos e seguros de toda a Paraíba”, afirmou a prefeita Márcia Lucena ao término de reunião de avaliação realizada em seu gabinete na manhã da sexta-feira (23) com integrantes da Polícia Militar (incluindo Patrulha Ambiental, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Trânsito) e Polícia Civil, além de auxiliares diretos da Gestão Municipal que participaram da coordenação das festividades este ano.

A prefeita declarou também que “a integração das polícias militar e civil, mais a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros foi uma das principais causas do sucesso”: “Faço questão de apresentar pessoalmente meus agradecimentos às forças de segurança que atuaram aqui em Conde nos quatro dias, de forma integrada com a nossa equipe diariamente nos três turnos”, afirmou a prefeita ao iniciar a reunião.
Sobre avaliação ela ressaltou “a importância desse encontro para que possamos identificar o que funcionou, e o que falhou, e com essas informações desde já planejar o Carnaval do próximo ano para que tudo aconteça de forma ainda mais organizada”.

“O nosso Carnaval Cultural transformou o Conde, principalmente o Carnaval de Jacumã, numa referência regional de organização e de tranquilidade”, comentou a prefeita, destacando a limpeza das vias públicas e o rígido combate à poluição sonora: “A contenção dos chamados ‘paredões’ representou um diferencial muito positivo com relação aos anos anteriores”, lembrou Márcia Lucena. O tenente-coronel Jobson Ribeiro, comandante do Batalhão Ambiental informou que a apreensão dos equipamentos de som com volume acima do permitido pela legislação cresceu 100% em relação ao ano passado.

O major M. Lima, da Polícia Militar, que comanda as operações no Litoral Sul do Estado, confirmou a declaração da prefeita: “Realmente, podemos afirmar sem dúvida que o Carnaval aqui de Conde foi um dos mais tranquilos em toda a Paraíba”, fato que ele atribui, além das ações integradas da Prefeitura com as polícias, ao apoio do Judiciário: “A portaria da Justiça que disciplinou o horário de funcionamento da festa foi fundamental para que nosso trabalho acontecesse com a eficiência almejada pela população.

Outra estratégia que ampliou a segurança e a fluidez do acesso às áreas em Jacumã de maior concentração de turistas e moradores participantes dos desfiles dos blocos foi a realização das barreiras de trânsito (blitz) na extensão das rodovias de acesso ao município: “A opção de fiscalização de motoristas feita esse ano não foi a de uma blitz fixa na entrada do município, mas sim a de operações móveis, ao longo das vias de acesso, o que contribui para que a mobilidade não fosse interrompida por muito tempo, ocasionando engarrafamentos”, informou o capitão Humberto Leite, do Batalhão de Trânsito, presente à reunião. Também compareceram, entre outros auxiliares da prefeita Márcia Lucena, o comandante Carneiro, da Gaurda Municipal, os secretários de Turismo, Tote Souto Maior, de Planejamento, Flávio Tavares, e de Infraestrutura, Fabiano Medeiros.