Automação de processos de forma online para usuários será prioridade para AESA, afirma novo presidente

Além de trabalhar em estudos de viabilidade de projetos para que o governo tenha condições de atender à segurança hídrica, uma das prioridades da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) nos próximos quatro anos será a simplificação dos processos para que, assim, possa ser facilitada a vida do cidadão, afirmou o novo presidente do órgão, engenheiro Porfírio Loureiro Catão.

“Alguns processos que são mais simples, por exemplo, como a licença para a perfuração de um poço, o próprio usuário vai entrar no site, preencher os requisitos, pagar o boleto e automaticamente será emitida a outorga. Assim ele não vai precisar ir à agência só para resolver isso”, explicou o presidente.

Ainda de acordo com o engenheiro, a expectativa é de que todos os processos realizados pela AESA passem a ser feitos de forma online, garantindo uma maior rapidez e o crescimento do estado.

“O fator água é um fator de desenvolvimento importantíssimo para o estado. O que nós estamos nos propondo é a dar condições para que a população possa desenvolver suas atividades sem que o governo seja um empecilho”, pontuou.

“Seguindo as orientações da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, vamos promover a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos, fortalecer e integrar o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, elaborar os planos de revitalização dos rios Paraíba e Piranhas, ampliar o programa de construção de cisternas e barragens subterrâneas, viabilizar a construção do ramal do Piancó e reestruturar a Aesa, tornando a agência mais participativa nas ações da sociedade paraibana, concluiu.