SES: aumento de casos de Covid se dá pelo abandono do distanciamento social

De acordo com Geraldo Medeiros, o Estado não enfrenta uma segunda onda do vírus, mas um pico de um platô que foi sustentado durante os últimos meses

A Paraíba bateu recordes de números de infectados e mortes pela Covid-19 em um dia, após meses, nessa quarta-feira (16). Diante do aumento nas incidências do coronavírus, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista nesta quinta-feira (17), afirmou que esse cenário foi previsto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) desde o mês de novembro e a causa do aumento das vítimas do vírus foi o abando das medidas preventivas por parte da população.

De acordo com o secretário, a Paraíba não enfrenta uma segunda onda do vírus, mas um pico de um platô que foi sustentado durante os últimos meses.

“A SES já anunciava, há quatro, cinco semanas, essa previsão que haveria um pico nesse platô sustentado que ocorreu durante meses, não só no estado, como no país inteiro. Não houve um decréscimo que configurasse uma segunda onda, nós estamos na vigência da primeira onda, com mais um pico, e é consequência do abandono do distanciamento social. Isso ocorreu, ficou evidente, esse relaxamento nas atitudes”, explicou.

Outro fator que contribuiu para o aumento de casos, conforme Geraldo Medeiros, foi o período de campanha eleitoral.

“A eleição foi um dos fatores que contribuíram e o relaxamento com relação ao uso de máscara e de todas as orientações sanitárias acarretaram, infelizmente, a esse cenário atual. Ontem tivemos 18 óbitos em 24h, cenário que nós só observamos na segunda quinzena de agosto”, explicou.

+Covid-19: PB bate recorde de mortes diárias; 6 delas ocorreram em hospitais privados

Recordes de casos e mortes

18 pessoas morreram em decorrência do vírus e 1.388 novos casos foram confirmados pela SES, no boletim divulgado nessa quarta-feira (16). O número de óbitos registrado foi um recorde. A última vez que a Paraíba atingiu a marca de 18 mortes em um dia, foi 02 dois de setembro. Atualmente, o Estado contabiliza 3.487 mortes pelo coronavírus.

Quanto aos casos confirmados, até o momento, a Paraíba contabiliza 156.122 casos confirmados da doença desde o início da pandemia.