Aulas online: Paraíba lança aplicativo gratuito para alunos e professores

Secretaria fez contrato com quatro operadoras de telefonia para garantir que os estudantes paraibanos acessem os conteúdos do Regime Especial de Ensino

Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e tecnologia, disponibilizou, nesta segunda-feira (6), para smarthphones o Aplicativo Paraíba Educa, com pacote de dados gratuito para estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. O aplicativo faz parte das ferramentas de ensino remoto disponibilizadas durante a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria fez contrato com quatro operadoras de telefonia para garantir que os estudantes paraibanos acessem os conteúdos do Regime Especial de Ensino sem nenhum custo. No aplicativo é disponibilizado o acesso à sala de aula do Google Classroom, ao site Paraíba Educa e ao sistema Saber.

O governador João Azevêdo comentou, durante o programa Fala Governador, que a Paraíba implementou vários processos tecnológicos para garantir que os alunos assistam aulas on-line durante a pandemia. “Mas nós identificamos que chegamos a praticamente 90% da rede, porém 10% dos estudantes não tinham acesso a todas as informações. Então, fizemos um convênio com a TV Assembleia e já estamos disponibilizando aulas através da TV aberta, isso permite que os alunos possam assistir às aulas. Esses investimentos que estamos fazendo na TV Paraíba Educa e no lançamento do aplicativo Paraíba Educa permite uma maior interação e eu fico extremamente feliz, porque isso faz com que a educação chegue ao maior número possível de estudantes”, ressaltou.

O governador adiantou que essa experiência de ensino a distância implantada pelo Governo do Estado está sendo repassada para 150 municípios da Paraíba. “Estamos transferindo essa forma de fazer esse ensino on-line para que os municípios possam também utilizá-la no dia a dia de cada local”, disse João Azevêdo.

Como usar o aplicativo – Para baixar o aplicativo Paraíba Educa basta ir à Play Store em um smartphone com versão Android, digitar Paraíba Educa na busca, selecionar e baixar. Para acessar o conteúdo é só usar o mesmo login e senha que alunos e professores cadastraram na plataforma Paraíba Educa. Para quem não tem nenhum acesso a smartphone ou computador, a escola está entregando as atividades impressas.

 

Comente