Ato ‘SOS Transposição – Grito do Nordeste’ acontece neste domingo, em Monteiro

O ato público ‘SOS Transposição – Grito do Nordeste’ acontece neste domingo (1º), em Monteiro. Personalidades políticas já confirmaram presença, como a deputada federal e presidente do PT nacional Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad, o paraibano e ex-senador Lindbergh Farias, Guilherme Boulos (PSOL), o governador piauiense Wellington Dias (PT). O ato tem como um dos diretores o ex-governador e atual presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Coutinho (PSB).

Também são esperados prefeitos e deputados da região, além de movimentos populares. Haverá um palco com apresentações culturais. Chico César e outros artistas já confirmaram participação. O ato está marcado para as 10h da manhã.

“Desde que Temer assumiu, a obra foi praticamente paralisada”, diz Ricardo. O cenário posto, de possibilidade de abandono da obra, mesmo com ela tão perto de ser concluída, levou o ex-governador a convocar a manifestação, em defesa da retomada das obras da Transposição do São Francisco.

Batizado de “SOS Transposição: grito do Nordeste”, no mesmo local da festa de inauguração popular em 2017, a manifestação foi abraçada pelo PT, PCdoB e PSOL, além do partido do senador, o PSB. “O protesto é por esse profundo desprezo com que o presidente vem tratando essa obra estratégica para o desenvolvimento regional. Causa revolta”, disse Ricardo Coutinho em entrevista ao UOL. “Existe uma má vontade do governo federal para com o povo nordestino”, avaliou.