Ativista sindical Laudelina de Campos Melo é homenageada pelo Google

Nascida na cidade de Poços de Caldas (MG), ela foi pioneira na luta dos trabalhadores domésticos no Brasil e completaria 116 anos nesta segunda-feira

Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta dos trabalhadores domésticos no Brasil, apareceu no Doodle do Google nesta segunda-feira (12). Como homenagem ao dia que faria 116 anos, a mineira nascida em Poços de Caldas (MG) ganhou uma ilustração na página de buscas do site.

Laudelina de Campos Melo, em Doodle do Google, nesta segunda (12) — Foto: Divulgação

Em 1936, o movimento sindical da categoria surgiu na cidade de Santos em 1936, por iniciativa de Laudelina, em busca de melhores condições de trabalho.

Nascida em 12 de outubro de 1904, ela começou a trabalhar aos sete anos de idade, abandonou a escola para cuidar dos irmãos enquanto a mãe trabalhava e aos 16 anos passou a atuar de organizações sociais do movimento negro.

Na década de 1930, em São Paulo, ela se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e militou pela Frente Negra Brasileira (FNB), entidade do movimento negro que também seria reconhecida como partido.

Ela fundou no início daquela década a primeira associação de trabalhadores domésticos do Brasil, em Santos. Laudelina morreu em 1991, aos 86 anos de idade, em Campinas.

Do G1