Asteroide gigante vai passar perto da Terra no começo da noite desta terça

Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de largura irá passar perto da Terra no começo da noite desta terça-feira (18). Auge de proximidade é previsto para 18h50 (horário de Brasília).

Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o objeto não poderá ser visto a olho nu, porém, deve passar a uma distância de aproximadamente dois milhões de quilômetros do planeta (maior proximidade prevista para os próximos dois séculos).

O asteroide recebeu o nome 7482 (1994 PC1) e estima-se que ele atinja a velocidade de 76.192 km/h.

Abaixo está uma ilustração feita pela NASA simulando a chegada de um objeto nas proximidades do planeta.

Embora tenha proporções gigantes para um objeto espacial, ele não é o maior corpo que já se aproximou da Terra. Anteriormente, em 2017 o 3122 Florence (1981 ET3) tinha dimensões entre 4 e 8,4 quilômetros de largura (ele deve fazer outra passagem pelo planeta em 2057).

Para ser considerado um objeto que “se aproximou da Terra” o detrito espacial deve passar a uma distância de, pelo menos, 48 milhões de quilômetros.

A Nasa e outras agências espaciais tem como seu principal foco detectar a ameaça de objetos espaciais que possam colocar a vida humana em risco.

Teste de impacto

Em novembro, a Nasa lançou uma missão teste com o objetivo de proteger o planeta de futuras ameaças. O alvo é o Dimorphos, satélite que tem o tamanho de um campo de futebol e orbita o asteroide Didymos – que é cinco vezes maior. O choque vai ser a 11 milhões de quilômetros da Terra.

O impacto, esperado para setembro de 2022, será tão intenso que vai criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem.

Do G1.