Assista: Ricardo diz que Brasil precisa proteger políticas do Estatuto da Criança

Na véspera de completar 25 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem sido alvo de ataques por conta do debate da redução da maioridade penal no país. Mesmo com detratores, o estatuto também tem muitos defensores, como o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que acredita na manutenção do ECA e na integração de suas políticas públicas com desenvolvimento social para a juventude.

“As maiores vítimas da violência hoje são crianças e adolescentes, desde a falta de educação, que vai segui-la para o resto da vida, da falta de uma família que consiga dar o mínimo de sustentação material para o desenvolvimento dessa criança, até o fato de encontrar um sistema de internação falido do ponto de vista das condições físicas”, disse o Governador.

O socialista disse ainda que os estados não tem condições de cuidar sozinho da internação de crianças e adolescentes, e que é preciso um complemento das responsabilidades para gerar seguranças no desenvolvimento de políticas públicas. “Não podemos destruir o ECA, mas proteger o estatuto, para gerar vida e futuro, para gerar uma nação que dê conta dos profundos desafios que tem pela frente”, revela.