Artistas locais são prestigiados em exposição sobre o Carnaval, em JP

Proposta da gestão municipal tem como objetivo marcar simbolicamente o período no município que, este ano, não terá a programação tradicional devido à pandemia

O Hotel Globo abriu duas exposições nesta segunda-feira (01) e está atraindo os olhares de turistas e visitantes locais. Só nos dois primeiros dias, cerca de 250 pessoas prestigiaram as mais de 30 obras de artistas locais, seguindo todos os protocolos de saúde contra a Covid-19. Esta é uma proposta da gestão municipal para marcar simbolicamente o Carnaval de João Pessoa que, este ano, não terá a programação tradicional em razão da pandemia.

Além de esculturas, pinturas e desenhos, as exposições envolvem criações das tribos indígenas que são tradição no Carnaval pessoense. “É muito importante dar visibilidade às nossas culturas tradicionais e integrá-las às artes contemporâneas em espaços distintos, mas tendo um diálogo entre essas manifestações culturais”, destacou Marcus Alves, diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O sucesso da iniciativa animou o artista plástico William Macêdo, chefe da unidade do Hotel Globo. “Muita gente está vindo visitar, tirar fotos e conhecer um pouco da nossa cultura, principalmente turistas. Estamos surpresos com a aceitação, bem animados e já pensando em outras exposições”, declarou.

De Minas Gerais, o entregador Bruno Campos Siqueira adotou João Pessoa como morada. Apaixonado por tudo que se relaciona à cultura, ele observou que as mostras são enriquecedoras. “Essas exposições são importantes porque valorizam a história e estimulam o interesse das novas gerações, que estão presas às tecnologias. É uma oportunidade valiosa de conhecer e aprender”, declarou.

Todas as Tribos

A exposição foi dividida em dois ambientes. Um deles abriga a mostra ‘Todas as Tribos’, exibindo nove estandartes, entre eles, os das tribos indígenas campeãs de 2020 – Africanos, Tabajaras e Tupi Guarany, primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente. Cocares, vestimentas, adereços de flechas, instrumentos de batuque, gravuras e desenhos bico de pena completam o espaço.

Artes contemporâneas

No outro salão estão 15 obras de arte, entre elas, esculturas, desenhos e pinturas. Nomes como Chico Ferreira, Delon Almeida, Marcelo Moscheta, Maria Helena Magalhães, Tiffanie Podeur, Tadeu Lira, Aurora Caballero, Walton Hoffman e Jurandir Maciel são artistas cujas obras estão no espaço do Hotel Globo.

Horários

A visitação acontece das 8h às 17h30 e a entrada é gratuita, seguindo procedimentos de controle de distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara.