Artista plástico Antônio Vinagre expõe na Usina Cultural Energisa

O artista plástico Antônio Vinagre é o convidado pela Usina Cultural Energisa para ocupar a galeria dentro do edital de ocupação do espaço que tem o apoio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

A exposição “Caras! Quantas caras mascaradas” apresenta 40 máscaras distintas produzidas entre 2016 e 2018, a partir de técnicas mistas e tradicionais com a utilização de cartão, papelão, papel machê, madeira customizada, retalhos de tecidos e gaze engessada.

O trabalho do paraibano pode ser visto de terça a domingo, das 14h às 19h, até 21 de julho. A vernissage acontece nesta quinta, 28, às 20h.

Antônio Vinagre pesquisa o tema da exposição há mais de 30 anos, participou de grupos teatrais e acumulou saberes de diversas culturas e regiões por onde passou na América Latina e no Nordeste do Brasil trabalhando como guia turístico.

“Caras! Quantas caras mascaradas” faz um apanhado crítico da história da humanidade dividida em nove séries: Grega, Renascimento, Comédia Dell’art, Barroco, Império, Veneza, Carnavalesca, Popular e Religiosa.

Há máscaras clássicas e eruditas, meias-máscaras teatrais e máscaras de estilo regional e folclórico como alaursa, papangus, bois, cavalo-marinho e outras expressões populares.