A arte dos artesãos que integram o Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) é destaque no 12º Salão do Artesanato de Brasília. A abertura do evento, ocorrida nessa quarta-feira (8), contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins. Na abertura, foram homenageados todos os estados participantes, e a Paraíba foi representada pela artesã Maria das Dores Ramos Silva, mais conhecida como Dorinha, que trabalha com renda renascença. O governador João Azevêdo, a vice-governadora Lígia Feliciano, deputados federais e auxiliares do Governo também visitaram o salão.
O 12º Salão do Artesanato de Brasília reúne, até domingo (12) – quando o evento será encerrado – mais de mil artesãos oriundos de 20 estados brasileiros, sendo considerado uma das maiores vitrines do artesanato brasileiro. Com o apoio do Governo do Estado, por meio do PAP, participam do Salão do Artesanato Brasileiro 12 artesãos paraibanos que , apenas no primeiro dia do evento, venderam cerca de R$ 20 mil, além de terem feitas diversas encomendas.
A primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba, Ana Maria Lins, destacou a importância do artesanato do Estado na 12ª edição do Salão do Artesanato de Brasília. “Estou muito orgulhosa em colaborar com esses homens e mulheres, que contam a sua história através de sua arte”, afirmou. “Além disso, a participação dos nossos artesãos é uma preparação para o 30º Salão do Artesanato da Paraíba, que terá como tema ‘Labirinto – a arte que une gerações’”, acrescentou.
Ao todo, participam do 12º Salão do Artesanato de Brasília mais de mil artesãos de 26 estados brasileiros. Várias tipologias serão comercializadas até domingo, a exemplo da madeira, metal, osso, algodão colorido e renda renascença, que foi a tipologia que representou a Paraíba na abertura do evento.
Estiveram presentes, ainda, ao 12º Salão do Artesanato de Brasília o senador Veneziano Vital do Rêgo e os deputados federais Wilson Santiago e Damião Feliciano, além da secretaria de Estado do escritório de Representação em Brasília, Suely Santiago.
12º Salão do Artesanato – Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro, a arte de 26 Estados ocupa 14 mil m² da Área de Eventos do Pátio Brasil, em Brasília, com mostra e venda de produtos artesanais de várias tipologias, confeccionados com técnicas variadas e diferentes matérias primas. Peças artesanais de decoração, vestuário, joias, bijuterias, acessórios, brinquedos, instrumentos musicais e utilitários vão encantar os visitantes pela riqueza de detalhes, qualidade de acabamento e identidade cultural que representam.
É possível acompanhar Mestres Artesãos de vários estados fazendo suas peças ao vivo. O Salão possui um palco destinado a apresentações culturais de grupos folclóricos de música e danças típicas e uma praça de gastronomia com pratos típicos de todas as regiões brasileiras. Trata-se de um evento que mostra toda a diversidade cultural do Brasil, em cores, sons e sabores.