Arquidiocese da PB anuncia alterações nas missas, ritos e eventos devido à pandemia de Coronavírus

A Igreja Católica se pronunciou, nesta segunda-feira (16), através da Arquidiocese da Paraíba, sobre as medidas que serão tomadas diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). As orientações da Igreja foram direcionadas a todo o Clero e fiéis. Entre as recomendações, está a de evitar que os fiéis recebam a Sagrada Comunhão na mão. Foi aconselhado também não realizar o abraço da paz e dar as mãos na oração do Pai-Nosso. Também foram suspensas as próximas Visitas Pastorais.

Quanto as celebrações das missas, as orientações são de não ultrapassarem o número de 100 pessoas em ambientes fechados ou 200 em locais abertos. Foi recomendando que, durante as celebrações, as igrejas permaneçam com portas e janelas abertas, facilitando a circulação do ar.

Todos os eventos que reúnam uma grande quantidade de fiéis, como Catequese, EJC e ECC, além de assembleias, via-sacras públicas, procissões e festas de padroeiros, serão suspensos.

Higiene

Sobre os cuidados com a higiene, foi orientado que seja redobrada a atenção e que sejam tomados os seguintes cuidados: oferecer área para lavagem das mãos e/ou sempre que possível, disponibilizar álcool em gel para os fieis e manter com rigor a limpeza do ambiente celebrativo.

Pessoas que estão no grupo de risco, foram dispensado pela igreja de participar das missas, assim como também foram suspensas os mutirões de confissões. A recomendação é que as igrejas aumentem o número de missas para reduzir a quantidade de pessoas.

Comente