Nesta segunda-feira (15) é comemorado no Brasil o Dia do Homem e a Assembleia Legislativa da Paraíba ( ALPB) aprovou, neste primeiro semestre, projeto de Lei do deputado Adriano Galdino, que cria a Política Estadual de Atenção Integrada à Saúde do Homem.
A iniciativa tem o objetivo de estabelecer uma rede de conscientização aos homens da cidade e do campo sobre os riscos à saúde no universo cultural masculino.
“Os homens não buscam, como o fazem as mulheres, os serviços de atenção primária, adentrando no sistema de saúde pela atenção ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade, o que tem como consequência o agravo da morbidade pelo retardamento na atenção e maior custo para o sistema de saúde”, explicou o presidente da ALPB.
“Tal política pública deve ser norteadora de ações de atenção integral à saúde do homem, visando estimular o auto-cuidado e, sobretudo, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens”, completou Adriano.
Dia do Homem
Comemora-se no Brasil o dia do homem em 15 de Julho por conta de uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. O mês foi escolhido devido à chegada do homem à Lua, no ano de 1969, como uma forma de marco, porém o intuito da data é chamar a atenção da classe masculina para se cuidar e dar mais atenção à sua própria saúde. Em muitos países, o Dia Internacional do Homem é lembrado no dia 19 de novembro.