Uma turma de 13 estudantes universitários finalizou sua participação no projeto de estágio-visita não remunerado ‘Aprendiz de Vereador’, na manhã desta sexta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O programa, promovido pela Escola do Legislativo Celso Furtado, oferece aos alunos a possibilidade de vivenciar as rotinas do Legislativo durante três semanas e, ao final da experiência, sugerir ideias que poderão se tornar lei oficial do Município.

Ainda nesta sexta-feira (4) sairá o edital para a próxima turma, que iniciará suas atividades com uma palestra de formação, prevista para a próxima sexta-feira (11).

“Esse projeto abre as portas para que a juventude acompanhe de perto o dia-a-dia da produção legislativa e o trabalho dos vereadores. Para eles, é uma oportunidade de crescerem como cidadãos e de contribuir com os trabalhos legislativos, beneficiando, assim, toda a cidade de João Pessoa”, comentou presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

Para o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, o programa está na sua quarta edição e esta turma é a primeira de 2018. “Hoje fizemos uma avaliação com questionários anônimos e uma roda de conversa em que os alunos puderam compartilhar suas experiências e dar sugestões, assim, obtemos subsídios para melhorar o projeto. A Escola do Legislativo acompanhou os participantes em reuniões individuais, tutorias e também auxiliou os gabinetes que integram o projeto”, comentou.

Também participam do projeto, oferecendo vagas para estudantes universitários, os gabinetes dos parlamentares Bruno Farias (PPS), Damásio Franca (PP), Eduardo Carneiro (PRTB), Humberto Pontes (Avante), João Almeida (Solidariedade), Lucas de Brito (PV), Sandra Marrocos (PSB) e Thiago Lucena (PMN). Para a próxima edição, também vão conceder oportunidades os gabinetes de Milanez Neto (PTB), Leo Bezerra (PSB) e Tibério Limeira (PSB).

Para o estudante do quinto período de Direito no Unipê, Ednaldo Costa, o estágio-visita deveria acontecer num período maior que três semanas. Ele é o autor de um projeto que pede a inclusão de psicólogos dentro das equipes dos Programas de Saúde da Família (PSF) na Capital. A sugestão do aprendiz de vereador para melhorar João Pessoa vai ser aprimorada dentro do gabinete de Eduardo Carneiro, onde atuou, e será transformada em matéria legislativa do parlamentar. Após isso, a propositura poderá tramitar nas comissões da CMJP e ser votada em plenário.

“A visão que eu tinha da classe política teve vários preconceitos caídos por terra, devido à experiência do ‘Aprendiz de Vereador’. Acredito que a transparência é inerente aos processos dentro do Legislativo e pude ver isso, de forma direta, dentro do cotidiano do gabinete. Percebi o que funciona ou não e até onde o vereador tem poder de atuação dentro da cidade”, afirmou Ednaldo Costa.