Apple lança novos iPhones; aparelhos têm câmera melhor e tela sensível à pressão

Conforme previsto, a Apple lançou nesta quarta-feira (9), em seu evento anual de lançamentos em San Francisco (EUA), os novos iPhones 6S e 6S Plus. Os novos aparelhos têm telas de 4,7 polegadas para o iPhone 6s –o mesmo tamanho do Phone 6, do ano passado– e 5,7 polegadas para o 6 Plus, que cresceu 0,2 polegadas em relação ao modelo de 2014.

A nova câmera aumentará o sensor e terá 12 MP na traseira e 5 MP na frontal. Não haverá flash frontal, mas a própria tela retina funcionará como flash. Já a tela terá 50% mais pixels e cores mais acuradas. É a primeira atualização de megapixels nas câmeras desde 2011. Os aparelhos também rodarão vídeos em HD.

O chamado “3D Touch Display” é capaz de reconhecer pelo menos três tipos de interação com a tela: toque simples, o pressionado e o mais longo com maior intensidade. Esses sensores são integrados à luz de fundo da tela de retina dos novos iPhones 6S e 6S Plus. Ou seja, qualquer menu pressionado é exibido em primeiro plano, enquanto os demais recursos abertos na tela ganham um efeito esfumaçado. “Você pode entrar e sair de onde você está, sem perder seu senso de contexto”, relatou a Apple.

Os novos iPhones serão integrados com o processador A9, que, segundo a Apple, é 70% mais rápido do que o A8 -usado nos iPhones 6 e 6S.

A empresa anunciou que os novos iPhones estarão disponíveis para venda a partir de 25 de setembro em 12 países -que não inclui o Brasil – por 199 dólares (R$ 756) o iPhone 6S, e 299 dólares (R$ 1.136) o iPhone 6S Plus. Antes, na próxima quarta-feira (16), a Apple lançará o iOS 9, atualização de seu sistema operacional para dispositivos móveis.

“O iPhone mudou o mundo. E, enquanto eles parecem familiar, nós mudamos tudo com esses novos iPhones”, disse Tim Cook. “A única coisa que mudou foi tudo.”