A Prefeitura de Campina Grande emitiu uma nota, nessa sexta-feira (7), justificando o atraso no pagamento com descontos dos servidores da Saúde e afirmou que o valor será pago até a próxima terça-feira (11).
O anúncio foi feito após a categoria aprovar um indicativo de greve e estabelecer a próxima terça-feira como o prazo final para a realização dos pagamentos.
Segundo os servidores, os salários, que estavam atrasados, foram pagos com descontos que chegavam a ultrapassar 50%, em alguns casos.
O que disse a Prefeitura de Campina Grande?
Em nota, a Prefeitura de Campina Grande disse que, nessa sexta-feira (7), foram pagos os servidores efetivos. O órgão justifica que a data é correspondente ao quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado e está “dentro do prazo legal”.
Sobre os descontos relatados pela categoria, a prefeitura justificou que ocorreu porque não houve o crédito da gratificação Sistema Único de Saúde (SUS) referente ao mês de janeiro deste ano.
Ainda na nota, a gestão municipal disse que o não pagamento do crédito ocorreu “pela necessidade de executar uma revisão e atualização na concessão da gratificação, para contemplar todos os que permanecem prestando o serviço”. E garantiu que os médicos que atuam na Atenção Básica receberão a gratificação normalmente até a próxima terça-feira.
Confira a nota completa:
“A Secretaria de Saúde de Campina Grande apresenta esclarecimentos a respeito do pagamento do salário dos servidores da pasta. Nesta sexta-feira, 7, quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado, foram pagos os salários dos servidores efetivos, dentro do prazo legal.
No tocante ao salário dos médicos da Atenção Primária à Saúde, não houve o crédito da gratificação SUS referente ao mês de janeiro de 2025. Isto ocorreu pela necessidade de executar uma revisão e atualização na concessão da gratificação, para contemplar todos os que permanecem prestando o serviço. Contudo, a correção foi realizada e os médicos que atuam na Atenção Básica receberão a gratificação normalmente até a próxima terça-feira, 11.
Outro esclarecimento necessário é com relação à gratificação dos profissionais das equipes que atuam aos sábados. Tratam-se de dez equipes que eram enquadradas no programa Saúde na Hora, entretanto, este programa foi suspenso pelo Governo Federal e o financiamento do Ministério da Saúde foi interrompido. A gestão municipal, contudo, decidiu manter o funcionamento aos sábados e arcar com recursos próprios com a gratificação dos profissionais pelo dia extra de trabalho. Para isto, foi necessário criar nova rubrica e os pagamentos também serão realizados até a próxima terça-feira, 11, em folha complementar.
Nesta semana, a gestão também efetuou o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), demonstrando o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com o funcionalismo público.”