O abastecimento de alimentos e gás de cozinha já começa a ser normalizado nesta quinta-feira (31), na Paraíba. Com a recarga de combustível nos postos já normalizada, o dia amanheceu sem filas e, nas rodovias, também sem interdições. A greve dos caminhoneiros começou no dia 21 de maio e os últimos bloqueios foram desfeitos na quarta-feira (30), na BR-101, em João Pessoa, durante uma operação da PRF, PM e Exército.

Na entrada da cidade de Campina Grande, em Santa Teresinha, na BR-230, a interdição que acontecia desde o início da greve foi desfeita também na quarta-feira e o trecho está livre para os veículos. Esse era o principal ponto de mobilização, que deu início a greve dos caminhoneiros na Paraíba.

Segundo a reportagem da TV Paraíba, as interdições em Patos e Santa Luzia já foram liberadas e alguns postos já estão recebendo combustível.

Reabastecimento de gás de cozinha

Cerca de 20 mil botijões de gás chegaram na Paraíba nesta quinta-feira (31), de acordo com o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás GLP da Paraíba (Sinregás-PB), Marcos Bezerra. Desde às 7h, as distribuidoras do produto começaram a fazer o repasse para as revendedoras e até às 12h o estoque deve ser normalizado.

O gás de cozinha estava em falta na Paraíba desde a última quinta-feira (24), no 4º dia de greve dos caminhoneiros, que reivindicavam a queda no preço dos combustíveis. De acordo com Marcos Bezerra, o preço do gás de cozinha na Paraíba não pode passar de R$ 70, devendo ser denunciado aos órgãos de defesa do consumidor os locais com preços abusivos de revenda.

Alimentos

O abastecimento dos produtos que estavam em falta nos supermercados da Paraíba começou a ser feito nesta quinta-feira (31). De acordo com o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Damião Evangelista, a previsão é que a situação seja 100% normalizada na segunda-feira (4).

Na Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), o abastecimento nesta quinta-feira foi de 30% do esperado em dias normais. “Chegou de tudo um pouco. Melancia, melão, cenoura, batatinha, laranja”, informa o diretor José Tavares. A previsão é que entre oito e dez dias a situação esteja totalmente normalizada.

Frota de ônibus

Em João Pessoa, a frota de ônibus nesta quinta-feira (31) está reduzida a 75% devido ao feriado de Corpus Christi. No entanto, de acordo com o Sintur-JP, a previsão é que na sexta-feira (1º), a frota de ônibus esteja 100% normalizada.

Em Campina Grande, a frota neste feriado é de 50%. Na sexta-feira, segundo a STTP, os ônibus devem circular em 85% da frota total, voltando a normalizar apenas na segunda-feira (4).

Escolas e universidades

As universidades e escolas públicas na Paraíba permanecem com algumas restrições nas atividades até a sexta-feira (1º), em decorrência da greve dos caminhoneiros que ainda tem reflexos em algumas cidades.

UFPB: retomará as aulas dos cursos de graduação e de pós-graduação e o expediente administrativo integralmente nesta sexta-feira (1º).

UFCG: atividades e aulas são retonamadas integralmente na segunda-feira (4).

UEPB: atividades administrativas retomadas na sexta-feira, das 7h às 13h. Aulas recomeçam na segunda-feira.

Escolas: escolas estaduais e particulares funcionmm normalmente, de acordo com as condições disponíveis. Escolas municipais suspenderam as atividades até esta sexta-feira e as creches estão funcionando, nesse período, apenas até as 12h.

Aeroportos

De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional de João Pessoa e o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, já operam normalmente, sem cancelamentos de voos nesta quinta-feira.

Rodoviária

Segundo o administrador do Terminal Rodoviário de João Pessoa, Reinaldo Brasil, as 16 empresas já estão operando com 100% da frota dos ônibus e todos os horários já foram normalizados. Com informações do G1