Após escândalos de corrupção, Romero empossa controlador geral e adjunto em CG

Após escândalos de corrupção na atual gestão da Prefeitura de Campina Grande, que levaram à condenação de 16 pessoas no âmbito da Operação Famintos, que investigou desvios milionários na merenda escolar do município, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) empossou os primeiros secretários-chefes da nova Controladoria Geral do Município. Ricardo Wagner Barros de Oliveira (titular) e Laerte Dantas Nóbrega (adjunto) passaram a integrar formalmente a equipe de primeiro escalão da Prefeitura de Campina Grande. Ambos são oriundos da carreira da Controladoria Geral da União (CGU).

A cerimônia foi realizada no no auditório do IPSEM e foi prestigiada por diversas autoridades, estando presentes praticamente todos os secretários municipais e vereadores. Integrando a mesa de autoridades, além do prefeito e dos empossados, foram convidados a presidente da Câmara Municipal, Ivonete Ludgério; superintendente da CGU, Severino Queiroz; coordenadora das Promotorias de Justiça, Adriana Amorim; procurador geral do Município, José Mariz; secretário de Administração, Diogo Lyra; secretário chefe de Gabinete, Bruno Cunha Lima, e a ex-deputada Iraê Lucena.

Em seu discurso, o prefeito Romero destacou a experiência dos dois chefes da CGM, ressaltando que os empossados são auditores concursados da União, com ampla experiência para a implantação da Controladoria Municipal. Ele também agradeceu pela confiança dos novos auxiliares, que aceitaram o convite para trabalhar na cidade.

Quem são os chefes da nova Controladoria Geral do Município:

Controlador-Geral

Ricardo Wagner de Oliveira Barros, 55 anos, é formado em Contabilidade e especialista em Finanças Empresariais. Fundação Getúlio Vargas (FGV). De 1988 a 2005, ingressou por concurso no cargo de auditor de Contas, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

Em 2005, ingressou na Controladoria Geral da União (CGU), como auditor federal de Finanças e Controle. O novo controlador-geral do Município de Campina Grande é especialista em Perícias Judiciais Atuariais e Contábeis, Auditorias Públicas e Privadas Contabilidade Privada e foi professor das disciplinas de Análise das Demonstrações Financeiras e Auditoria.

Adjunto

Laerte Dantas da Nobrega é analista de Finanças e Controle. Ingressou no Ministério da Fazenda em 01 de Janeiro de 1989 e, na Controladoria Geral da União em 10 de setembro de 2003. Em 2014, se aposentou.

O novo controlador-geral adjunto da Prefeitura de Campina Grande é formado como tecnólogo em Processamento de Dados (Universidade de Brasília) e em Gestão do Varejo (Uniuol – Cursos Superiores). No âmbito federal, em 1988, foi nomeado assessor do Secretário de Controle Interno. No Ministério da Justiça, assumiu o cargo em 1990 de Coordenador de Informática. Em 1991, no Ministério da Fazenda, respondeu pela Coordenação-Geral de Modernização e Informática.