Após ser alvo de investigação pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por denúncias de exploração de imagem de menores, o influenciador digital Hytalo Santos divulgou nesta terça-feira (17) um novo vídeo em suas redes sociais. No conteúdo, ele propõe um desafio entre namorados de meninas, o que gerou ainda mais repercussão nas investigações em andamento.
A investigação contra o influenciador teve início após denúncias recebidas em João Pessoa e Bayeux, com a última sendo encaminhada pelo Conselho Tutelar.
O influenciador, que possui 17 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões no YouTube, frequentemente aparece em seus vídeos acompanhado de adolescentes, alguns menores de 18 anos, com quem interage em conteúdos que incluem danças e músicas com conotação sexual.
Vídeo:
Entenda o caso
O influenciador digital Hytalo Santos está sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) após denúncias contra ele de exploração de imagem de menores. A investigação teve início após denúncias recebidas em João Pessoa e Bayeux, sendo esta última encaminhada pelo Conselho Tutelar.
Com 17 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões no YouTube, Hytalo Santos costuma aparecer em seus vídeos acompanhado de adolescentes, alguns menores de 18 anos, que ele chama de “Turma do Hytalo” ou “filhos”.
Os conteúdos incluem danças com jovens vestindo roupas consideradas inadequadas, letras de músicas com conotação sexual e perguntas sugestivas feitas pelo influenciador.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe o uso de imagens que possam comprometer a integridade e dignidade de menores. O MPPB está apurando se os materiais produzidos por Hytalo configuram violação da legislação. Se comprovada a infração, o Ministério Público pode apresentar uma denúncia formal ou propor um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que os vídeos sejam retirados do ar.
Hytalo Santos nega as acusações por meio de seu advogado, afirmando que todo o conteúdo publicado segue as leis vigentes e as diretrizes das plataformas. Segundo a defesa, o influenciador já prestou os devidos esclarecimentos ao MPPB.
Veja nota do MPPB
A promotora de Justiça, Ana Maria França – que atua na área da defesa dos direitos da criança e do adolescente no município de Bayeux –, confirmou que há um procedimento na Promotoria de Justiça que apura denúncias contra o influenciador digital, Hytalo Santos.
A representante do Ministério Público da Paraíba afirma, no entanto, que a apuração ainda está em curso. Por esse motivo, e também pelo fato de que o procedimento envolveria crianças e adolescentes, a promotora não dará entrevistas ou detalhes sobre essa investigação.
Ana Maria França confirmou apenas que o MPPB tomou conhecimento do caso, por meio de denúncia feita ao Disque 100, a qual relatava uma possível exploração de crianças e adolescentes por meio de danças com conotação sexual. Foi instaurado o procedimento para apurar o conteúdo das postagens e vídeos divulgados pelo influenciador, as idades das pessoas que aparecem nesses vídeos e o vínculo delas com ele.
O Ministério Público também está acompanhando a atuação do Conselho Tutelar nesse caso. “Estou aguardando as informações requeridas. Vamos analisar tudo a fim de identificar eventuais práticas delituosas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Se confirmadas, o MPPB tomará as medidas cabíveis”.