Após corte de repasses do FPM para municípios, Famup defende aprovação de novo pacto federativo

A redução ou até mesmo perda total do repasse da primeira cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2019 por parte de 80 municípios na Paraíba teria sido motivada pela queda de recursos recebidas em 2018, de acordo com o atual presidente da Famup, George Coelho (PSB).

“Os municípios tiveram que, no fim do ano, pagar o 13º e cumprir com as outras obrigações com os funcionários. Dessa forma, ficaram sem ter como pagar a dívida previdenciária o que acarretou nesse corte de recursos do FPM”, destacou George Coelho.

Segundo ele, a Famup irá trabalhar, a partir de agora, para que os municípios recebam uma melhor orientação de forma a utilizar os recursos de maneira eficiente. George Coelho é prefeito de Sobrado e foi empossado como presidente da Famup no último dia 7.

Outro compromisso assumido pelo prefeito foi o de lutar pela alteração do pacto federativo  vigente atualmente de acordo com o qual 59% dos recursos ficam para o governo federal, 25% para os estados e apenas 14% para os municípios. “Temos que lutar pela aprovação de um novo pacto federativo e esse é um compromisso meu”, pontuou.