Após conflito de informações, FPF diz que não marcou reunião sobre Paraibano 2021

Já faz quase um mês desde o único encontro entre a Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os oito clubes da elite do futebol do estado para planejar o Campeonato Paraibano de 2021. Mas, desde então, o que se vê é uma sucessão de indefinições, imbróglios provocados pela falta de recursos financeiros – que acarretou até o cancelamento da competição – e, mais recentemente, conflito de informações. Apesar de vários clubes terem confirmado que um novo encontro seria realizado na tarde desta terça-feira, em João Pessoa, a entidade esclareceu que não houve qualquer agendamento nesse sentido, mas que isso deve acontecer ao longo desta semana.

A princípio, não haveria Campeonato Paraibano em 2021, isso devido ao abalo financeiro que os clubes estão passando em meio à pandemia da Covid-19. Além disso, os dirigentes tentam destravar a verba do Paraíba Esporte Total, programa de incentivo do Governo do Estado, que está bloqueado após os escândalos revelados no antigo Gol de Placa. Na ocasião do encontro do dia 14 de dezembro, apenas o Botafogo-PB se posicionou contra a não realização do estadual.

Depois disso, houve muita discussão sobre que rumo o futebol da Paraíba seguiria na temporada que vem por aí. Teve dirigente sugerindo que o Campeonato Paraibano fosse disputado no segundo semestre, também teve representante sendo contra uma competição mais enxuta. Teve até time da 2ª divisão querendo realizar a Segundona do ano passado para conseguir que o estadual da elite em 2021 contasse com 10 equipes, e não oito, como deve acontecer.

A mais recente novidade é que uma reunião iria acontecer nesta semana, como uma espécie de pontapé inicial para a realização do Campeonato Paraibano e, quem sabe, com definições de regulamento e tabela. Dirigentes de seis dos oito clubes confirmaram que se reuniriam nesta terça-feira com representantes da FPF, num encontro que estava sendo tratado como pré-arbitral; esses membros representam os seguintes clubes: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, Perilima, Nacional de Patos e Treze. No entanto, São Paulo Crystal, que disse que a reunião não havia sido marcada, e Sousa, que alegou nem ter recebido convite, divergiram da opinião dos seis primeiros.

Já no fim desta manhã, em contato com o ge Paraíba, o diretor de competições da Federação, Gustavo Trindade, informou que não haveria reunião e, que, quando o encontro for definido, o fato será publicizado. A tendência é que esse “pré-arbitral” que, segundo a maioria dos clubes, seria realizado nesta terça-feira, aconteça ao longo desta semana.

O que disseram os clubes?

ATLÉTICO-PB

O ex-presidente do Conselho Deliberativo do Trovão Azul, John Weine, que ainda vem respondendo pelo clube enquanto uma nova diretoria não assume o comando, também confirmou que está em João Pessoa para o encontro que, segundo ele, aconteceria logo mais.

BOTAFOGO-PB

O presidente do Botafogo-PB, Alexandre Cavalcanti, informou que o clube teria representante na reunião desta terça-feira e manteria o posicionamento do encontro do dia 14 de dezembro, ou seja, seguiria favorável ao Campeonato Paraibano 2021 ser disputado no primeiro semestre. O dirigente ainda revelou que cinco equipes, além do Belo, votariam nesse cenário.

CAMPINENSE

O presidente do Campinense, Phelipe Cordeiro, confirmou que estava viajando para João Pessoa para a reunião desta terça-feira. O dirigente adiantou que a Raposa também lutaria pelo Campeonato Paraibano ser disputado no primeiro semestre de 2021.

NACIONAL DE PATOS

Através da assessoria de imprensa, o Canário do Sertão confirmou que o presidente Cleodon Bezerra seria o representante do clube na reunião na tarde desta terça-feira e que o dirigente, inclusive, deveria estar a caminho de João Pessoa. Em meio à viagem de Cleodon até a capital, foi que chegou ao clube a informação de que não haveria o encontro.

PERILIMA

Através da assessoria de imprensa, a Perilima confirmou que o presidente Jailton Oliveira participaria da reunião nesta terça-feira por meio de videoconferência. O assessor, inclusive, ficou sabendo que não haveria o encontro através da reportagem do ge Paraíba.

SÃO PAULO CRYSTAL

Arthur Ferreira, que é o novo diretor executivo do Tricolor de Cruz do Espírito Santo, também falou com a reportagem do ge Paraíba e confirmou o discurso da FPF. De acordo com o dirigente, de fato, a Federação não chegou a confirmar oficialmente qualquer reunião com os clubes.

SOUSA

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, informou que não ficou sabendo de reunião e que o seu clube não havia sido convidado. O dirigente garantiu que não concorda com um Campeonato Paraibano mais enxuto e que pretende lutar por mais datas. Vale ressaltar que ele também se mostrou contra o estadual ser disputado com apenas oito equipes.

TREZE

Através da assessoria de imprensa, o Treze informou que existiria uma reunião nesta terça-feira e que o presidente Walter Cavalcanti Júnior era quem representaria o atual campeão paraibano. No entanto, o dirigente afirmou que o encontro havia sido cancelado. O Galo não adiantou que posição vai tomar a respeito do estadual de 2021.

Já existe sugestão de formato de disputa do Paraibano 2021

Com as oito equipes confirmadas para o Campeonato Paraibano, já existe um formato de disputa pensada para a edição 2021. o sistema funcionaria da seguinte forma: a primeira fase em pontos corridos, todos contra todos, em jogos apenas de ida, já que a competição não vai contar com público, tendo em vista que a pandemia da Covid-19 segue descontrolada no país. Ao fim dessa etapa, os quatro primeiros colocados se classificariam para as semifinais, enquanto o lanterna cairia de divisão.

A fase seguinte seria também em jogo único, com o líder encarando o quarto colocado, e o vice-líder desafiando o dono do terceiro posto da classificação. Quem vencer vai seguir para a finalíssima. A grande decisão aconteceria em jogos de ida e volta.

Nessa sugestão de formato, o Campeonato Paraibano seria realizado em 10 datas, uma forma bem mais enxuta que as últimas edições, algo mais próximo do que a CBF deseja para as competições estaduais.

Vale ressaltar que, de acordo com o calendário 2021 proposto pela CBF, existem 16 datas disponíveis para as competições estaduais: de 28 de fevereiro e a 23 de maio. Contudo, Botafogo-PB e Treze vão representar o estado na Copa do Nordeste, competição que ainda não consta nesse calendário, diferentemente da Copa do Brasil, disputada por Campinense e Galo, que já está previsto no cronograma de jogos, isso para o primeiro semestre de 2021.

Do GE/PB