A aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba foi realizada nesta quarta-feira (12), em Campina Grande, para os 500 primeiros candidatos classificados no concurso deste ano, sendo 450 policiais militares e 50 soldados do Corpo de Bombeiros.

A Aula Magna, realizada no auditório do Garden Hotel, foi proferida pelo governador Ricardo Coutinho e contou com as presenças do secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Jair Carneiro; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho destacou o reforço na segurança pública com a formação dos novos soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Pela primeira vez na história da Paraíba, a região de Campina Grande vai ter um quantitativo maior que o das demais regiões. Em breve, todo esse pessoal estará nas ruas, ajudando no policiamento ostensivo. Vamos construindo a continuidade dessa política de segurança, representada no Paraíba Unida Pela Paz”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, também destacou a importância da convocação para os paraibanos. “Esse ingresso de 500 policiais é um reforço muito significativo na segurança pública para servir cada vez melhor à sociedade”, acrescentou.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jair Carneiro, ressaltou que a convocação dos novos soldados contribui ainda mais com a expansão da Corporação pelo interior do Estado. “O Governo do Estado tem investido na expansão do Corpo de Bombeiros, tendo sido criadas cinco companhias e três comandos regionais, além de duas novas unidades que serão inauguradas”, destacou.

O diretor de Educação da Polícia Militar da Paraíba, Ronildo de Souza, disse que o momento é de comemoração para os aprovados e para a sociedade. “Esse concurso teve cerca de 80 mil inscritos, e esse dia representa muito para esses novos policiais e bombeiros militares convocados nesta primeira etapa. Essa aula inaugural marca o início do período de formação”, comentou.

Os formados serão tecnólogos em segurança pública, conforme explicou o diretor de Educação da Polícia Militar da Paraíba. “Isso significa que, após o Curso de Formação, todo soldado sairá com nível superior, uma importante inovação da Polícia Militar da Paraíba”, esclareceu Ronildo de Souza.

Expectativa

 Além das autoridades das forças de segurança do Estado, o auditório do Garden Hotel estava tomado por familiares dos novos alunos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da Paraíba.

Após vários meses de estudo, Marcelino Matheus da Silva, 22 anos, passou em primeiro lugar no concurso da Polícia Militar. “Esse momento significa muita coisa. É o resultado de um longo período de estudo e agora colho os frutos”, disse.

O pernambucano Thiago Germano, de 28 anos, passou em primeiro lugar para o Corpo de Bombeiros. “É um momento muito especial fazer parte do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. É a realização de um sonho. Vou me dedicar para servir à sociedade da melhor maneira possível”, ressaltou.