Órgãos de Saúde e vigilância epidemiológica de João Pessoa, se reunirão com a diretoria da Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (Aspan), após a terceira morte por coronavírus, em idosos residentes do local, para determinar novas diretrizes a serem adotadas, para evitar que outros idosos sejam contagiados pelo vírus. Ao todo, até o momento, seis idosos foram diagnosticados com o vírus.
A reunião foi realizada por videoconferência, contou com a presença do presidente da instituição, padre Sandro Santos e dos secretários de saúde e de desenvolvimento social de João Pessoa, e aconteceu na tarde da quinta-feira (16), mesmo dia em que foi confirmada a morte de uma idosa de 93 anos que estava internada no Hospital São Luiz.
De acordo com a Aspan, ficou acordado que os órgãos competentes por cada área vão fazer a estruturação da enfermaria da instituição, com aparelhagem necessária, que irá fornecer assistência ao idoso que apresente sintomas e que tenha que passar por quarentena; o remanejamento de profissionais para substituir os que foram afastados por estarem no grupo de risco; o fornecimento dos equipamentos de proteção individual para a instituição; e a realização de um treinamento com os funcionários para que fiquem preparados para lidar com uma possível quarentena.
Após essa primeira reunião, houve também uma discussão com equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-JP), do Distrito Sanitário II e da Vigilância Epidemiológica do município.
Nesta sexta-feira (17), uma equipe da vigilância ambiental da Secretaria de Saúde de João Pessoa esteve no local para fazer a desinfecção do ambiente da casa onde funciona a Aspan.
Em nota, a associação disse que “trabalha permanentemente em colaboração e auxílio mútuo com todos os órgãos estaduais e municipais envolvidos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”, para que sejam preservadas as vidas dos idosos.
No texto, a Aspan também agradeceu a todos os funcionários que estão diariamente empenhados no combate ao Covid-19 e as pessoas e empresas que fizeram doação de material de limpeza, de higiene pessoal, alimentos, EPIs e auxílio financeiro para a instituição.