Após 11 anos, barragem no Brejo da PB atinge capacidade máxima e sangra

A barragem de Tauá, localizada no município de Cuitegi, no Brejo paraibano, sangrou nas primeiras horas dessa terça-feira (5). A última vez que o manancial transbordou foi em 2011. O reservatório atingiu o limite de sua capacidade após as fortes chuvas que atingiram a região recentemente.

A barragem é responsável pelo abastecimento das cidades de Cuitegi, Guarabira e Pilõezinhos. Nos últimos meses, também foram contemplados pela adutora emergencial os municípios de Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz e Lagoa de Dentro.

O manancial de Tauá tem uma capacidade máxima de 8.573.500m³. De acordo com o sistema de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a barragem ultrapassou os 8,6 milhões de m³ , chegando a um volume total de 100,48%.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, explicou que o volume acumulado em Tauá é suficiente para garantir o abastecimento desses municípios nos próximos anos, mesmo se houver um longo período de estiagem.

“Estamos reforçando o sistema de abastecimento com redundância hídrica. Temos a barragem de Araçagi, que também abastece a região, além das barragens de Canafistula I, Suspiro e Flores. Assim, podemos garantir água à população da região”, pontuou o presidente da Cagepa.