Apesar de ‘atestado’, Zé Maranhão lidera lista de senadores faltosos no primeiro semestre do ano

No primeiro semestre deste ano, dez senadores faltaram a 13 ou mais sessões deliberativas. Isto é, a reuniões do Plenário a que todos os 81 integrantes do Senado eram obrigados a comparecer para deliberar sobre a adoção ou alteração de normas legais. O campeão de faltas é o senador paraibano José Maranhão (PMDB), com 22 ausências, mas boa parte delas com justificativa. Aos 82 anos, o presidente do PMDB na Paraíba teve dengue, o que o impossibilitou de ir as sessões.

Assim, quem mais chamou atenção na liderança do ranking dos faltosos foi o segundo colocado, o senador Magno Malta (PR-ES), com 19 ausências, ou seja, 38% do total de sessões realizadas. Quase todas as faltas (16) foram“justificadas”.

O número de ausências desses parlamentares equivale a pelo menos 26% – ou mais de um quarto – das 50 reuniões nas quais a presença dos parlamentares era obrigatória. Levantamento exclusivo do Congresso em Foco, feito com base nos registros oficiais de frequência publicados pelo Diário do Senado, revela quais foram os senadores que menos assinaram a lista de presença.

As informações são do site Congresso em Foco.