Apenas sete de 30 instituições de ensino superior na PB recebem nota 4 pelo Inep; nenhuma atingiu 5

Dos 30 institutos de educação superior da Paraíba avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas sete ficaram com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição, em uma faixa que vai de 1 a 5. Nenhuma das instituições alcançou nota 5 ou 1.

Os institutos que ficaram com nota 4 foram: UFPB, Centro Universitário, Facene, FCM, UFCG, Estácio e FAAJP. Já as instituições Faser e FAP ficaram com nota 2 no IGC.

Os dados são referentes a 2017 e foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 18 de dezembro, na sede do Instituto, em Brasília (DF).

IGC – Para que uma IES tenha o Índice Geral de Cursos calculado é preciso que ela possua ao menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade no triênio de referência. O IGC é calculado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:

– Média dos CPC do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição;
– Média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível;
– Distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.