Apagão: Energisa explica queda de energia na Paraíba; confira nota na íntegra

Queda de energia geral aconteceu em 18 estados e Distrito Federal; Energisa explicou que causas ainda serão apuradas

Energisa deve indenizar consumidora paraibana em R$ 3 mil por danos morais
Foto: Ilustração

A Energisa, concessionária de energia elétrica na Paraíba, divulgou nota na manhã desta terça-feira (15) explicando os motivos do apagão no estado. A queda de energia geral aconteceu em 18 estados e Distrito Federal.

De acordo com a empresa, um problema no Sistema Interligado Nacional interrompeu, por proteção, o suprimento de energia para o estado paraibano.
Ainda não há causa detectada. Elas serão apuradas e esclarecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Leia nota na íntegra

A Energisa esclarece que um evento no Sistema Interligado Nacional interrompeu, por proteção, o suprimento de energia para vários estados do país, incluindo a Paraíba. O fornecimento de energia já foi completamente restabelecido no estado. As causas serão apuradas e esclarecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Foram 113 munícipios, aproximadamente de 30% dos clientes afetados. O fornecimento foi completamente restabelecido em cerca de 15 minutos.

O que diz a ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema foi causado devido à uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu aproximadamente 16 mil MW de carga.

“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, explica o ONS em nota.