Apagão deixa todos os 223 municípios da Paraíba sem energia elétrica, informa Energisa

Todas as cidades da Paraíba sofreram um apagão energético na tarde desta quarta-feira (21), a partir das 15h48. Segundo a Energisa, um problema técnico na Usina de Belomonte suspendeu o abastecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste.

Conforme nota da Energisa, a queda “foi causada por um teste realizado numa linha de transmissão que está sendo construída. As informações são do Ministério das Minas e Energia que comunicou também que o restabelecimento está sendo gradual”.

Veja abaixo a nota divulgada pela Gerência de Comunicação da Energisa.

Nota

Por volta das 17h30 desta quarta-feira, 21, foi reiniciado o abastecimento de energia no estado da Paraíba pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Segundo o Ministério das Minas e Energia, um problema técnico na Usina de Belo Monte interrompeu o abastecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste. Todos os municípios da Paraíba foram afetados e o retorno vem sendo feito de forma gradual, conforme liberação do ONS.

A Energisa está de prontidão para normalizar o abastecimento em todas as cidades da Paraíba o mais breve possível e sem incidentes.

Apagão em 14 estados

Além da Paraíba, municípios de ao menos outros 13 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam queda de energia: Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.