Ano novo: saiba que atitudes tomar para começar o ano com as finanças organizadas na empresa

Alguns dos pontos que devem ser constantemente analisados para manutenção do equilíbrio de uma empresa, como definir a prioridade de cada conta e analisar os custos de acordo com o que contribui para o ganho de clientes. Para quem quer começar o ano com as finanças da empresa organizadas, a analista do Sebrae Paraíba, Márcia Timotheo, dá algumas dicas.

“Em relação às dívidas, é preciso analisar se o negócio está dando lucro e qual a capacidade que a empresa tem para pagar suas despesas. Se estiver no vermelho, o empresário tem que definir prioridades, levando em consideração o custo de cada dívida e o risco do não pagamento”, pontuou.

Publicidade

Ela também lembra que “é importante analisar os custos, verificando se contribuem para o ganho do negócio ou para os clientes, ou se são improdutivos e se existe desperdício. Nesse caso, alguns cortes podem gerar bons resultados”.

Outra dica importante, especialmente para quem busca começar o ano novo com as finanças organizadas, é realizar um planejamento que tenha como ponto de partida o desempenho da empresa em 2018, levando em consideração, além da gestão financeira, as inovações que podem ser introduzidas no negócio.

“Em resumo, o empresário deve sempre ter um bom controle financeiro, com destaque para o fluxo de caixa, separar bem as contas pessoais das contas do negócio, ter um rigoroso controle dos custos, tentar compatibilizar as datas dos pagamentos das mercadorias e insumos com as datas do recebimento das vendas, priorizar o pagamento das dívidas que tem um custo maior e buscar aumentar as receitas, inovando e acompanhando as tendências do mercado”, concluiu Márcia Timotheo.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]