Anísio e Percival recebem propostas para políticas sobre direitos das mulheres

Candidato petista destacou que dialogar com as mulheres é um exercício importante de oxigenação do Plano de Governo

Ouvir para dialogar. Foi usando essa lógica que o candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Anísio Maia, e seu vice, Percival Henriques (PCdoB), participaram, na noite desta sexta-feira (2), com mulheres das duas legendas que “abraçaram” os dois candidatos na Plenária ‘Por uma João Pessoa inclusiva Mulheres de coragem’, realizada no Sindicato dos Bancários, no bairro da Torre.

Anísio Maia destacou que dialogar com as mulheres é um exercício importante de oxigenação do Plano de Governo, trazendo demandas que estão reprimidas e outras mais urgentes, na pauta dos dias. “A presença de vocês nos dá mais ânimo para construir políticas públicas para as mulheres de forma antenada com as demandas de grande parcela das mulheres. Reconheço a nossa fragilidade para discutir esse assunto e para aprender a absorver as propostas. É importante ir além de criar uma secretaria para as mulheres e achar que é o bastante. Essa secretaria teria que transitar em todas as ações da prefeitura e a gestão investir fortemente em ações para promover igualdade e os direitos das mulheres”, destacou.

O candidato a vice-prefeito, Percival Henriques pontuou a importância de relacionar às várias desigualdades a desigualdade de gênero, que está na base da pirâmide. “Aqui eu quero mais é aprender porque na prefeitura nós vamos ter é uma coisa prática. No Brasil há um atraso tão grande em discutir na prática a necessidade de igualdade que a gente não percebe que estamos atrasados. O fato é que em qualquer questão a desigualdade é tanta, a perversidade é tanta que, além da necessidade de transversalidade ao falar de ecologia por exemplo, vamos perceber que na base dos problemas estão as mulheres, as mães de família”, disse.

A secretária estadual das Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) e candidata a vereadora, Zezé Bechade, ressaltou que é preciso aprofundar as discussões sobre os motivos que imobilizam a Secretaria para Políticas Públicas de Mulheres como a falta de orçamento e autonomia. “Em primeiro lugar que as mulheres estão com você. Em segundo, vamos dialogar sobre políticas públicas. É muito importante ter essa visão de 50% por cento a igualdade em cargos públicos, mas precisamos pensar e apontar também outras políticas. A Secretaria de Mulheres não tem autonomia. É um apêndice do gabinete do prefeito. Tem que pedir autorização porque não demanda assinatura para os gastos. É preciso empoderar a Secretaria de Mulheres com orçamento próprio e autonomia. Na questão da saúde, a intersetorialidade, com ações para as mulheres jovens, sobre a anticoncepção, a anemia falciforme para as mulheres negras.

A candidata a vereadora e presidenta do diretório estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Gregória Benário, ressaltou que há três grandes intervenções que devem ser feitas pela próxima gestão: emprego e renda, o combate à mortalidade infantil e o desafio de que as equipes de PSF tenham compromisso com a política de saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

“Eu defendo três grandes questões: sobre a geração de emprego e renda é preciso de uma gestão comprometido para parceria público-privada para garantir contratação imediata de mulheres. Esse é o primeiro clamor. A outra é que a mortalidade materna ainda é exorbitante porque existe por um ato criminoso de gestão pública municipal. Que seja um compromisso da gestão atingir a mortalidade materna zero. Combatam isso. A outra grande situação que os PSFs tenham de fato agentes e médicos comprometidos com a saúde da mulher garantindo os seus direitos sexuais e reprodutivos que não são tratados pelo PSF. É preciso universalizar os direitos sexuais e reprodutivos partindo da atenção básica”.

Ao final da plenária, o candidato a prefeito Anísio Maia recebeu um documento com todas as propostas das mulheres para que sejam integradas ao Plano de Governo e se efetivem como políticas públicas para as mulheres. Estiveram no encontro, a presidenta do diretório do PT de João Pessoa, Giucélia Figueiredo; a representante da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo da executiva do PT, Socorro Pimentel; as candidatas a vereadoras pelo PT, Jussara da Silva, Célia Marques, Sandra Marrocos; e as candidatas a vereadoras pelo PCdoB, Angela Targino, Vilma Paiva, Silvana Moraes.