Apoio, mas independente. É assim que o deputado estadual Anísio Maia (PT) classifica o ‘G10’, grupo integrado por 10 parlamentares que são da base, mas demonstram atuações independentes na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na manhã desta quarta-feira (21), o petista comentou sobre a atuação do bloquinho na Casa.
Sobre ser da base governista, Anísio disse: “Isso já ficou claro, inclusive, do próprio João. Foi feita uma polêmica muito grande sobre o assunto, mas o próprio João, muito antes da reunião que tivemos na Granja com ele, já tinha dito que para ele não importava como os deputados se organizassem na Assembleia, importava a governabilidade”.
Em seguida, o petista reafirmou que o grupo não é oposição ao governador. “O G10 não tem nenhuma dúvida disso [de ser base], e deixou claro com o governador. O G10 não é para fazer oposição ao Governo, é para estimular um diálogo entre as bancadas. Diálogo que [para] nós da chapa, não era suficiente”, disse Anísio.
Tratando mais a fundo sobre as intenções do grupo na Casa de Epitácio Pessoa, Anísio deixou claro a máxima do bloquinho. “Esse é o objetivo do G10, uma bancada de apoio ao governador João Azevêdo mas com suas particularidades. Reivindicando o direito de cobrar aquilo que for necessário, e também criticar aquilo que acharmos importantes. E sempre cobrando um diálogo entre as lideranças das bancadas do governo na Assembleia”, afirmou. “A respeito do apoio a João Azevêdo, é inquestionável. Deixamos muito claro isso”, completou.
Anísio ainda destacou as administrações do PSB no Estado, com o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e agora com João Azevêdo. Gestões que, segundo ele, elevaram a Paraíba a outro patamar. “Não vemos motivo de fazer oposição, seria uma grande incoerência nossa”, finalizou.