Alunos do IFPB de Guarabira realizam protesto contra cortes de verbas e falta de pavimentação

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Guarabira, realizaram um protesto nesta quarta-feira (8) pelas ruas da cidade contra os cortes de verbas na Educação e a falta de calçamento na entrada de acesso à unidade.

Os alunos da instituição se colocam contra os vários cortes que a educação pública tem sofrido ao longo dos últimos anos, inclusive contra o último corte no orçamento ocorrido na última semana, em que só o campus teve de devolver mais de 23% da verba de custeio para o Governo Federal. Nesse momento, os servidores encontram-se em greve, organizada nacionalmente tanto contra esses cortes quanto contra o congelamento de salários dos servidores públicos federais.

A segunda pauta do protesto envolve a solicitação do calçamento por parte da Prefeitura de Guarabira, do acesso da PB 057 à entrada do campus. De acordo com os estudantes, a solicitação já se arrasta há mais de cinco anos sem resposta da prefeitura. São menos de 90 metros de calçamento, que fica tomado por lamas, buracos, que deixam os ônibus e carros atolados e os estudantes e servidores em situação de perigo.

A instituição alega que o prefeito se nega a realizar a obra, afirmando que os servidores e o próprio IFPB não contribuem para a cidade, e que realizar essa obra não seria de interesse da cidade, que possui outras prioridades.

O IFPB já investiu mais de R$ 20 milhões em Guarabira e possui seis cursos integrados, entre médios, técnicos e superiores. Para os estudantes, não há dúvidas da contribuição do instituto para a comunidade local.

Confira as imagens e vídeos: